Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
10/11/2016 - 15h41min

Seminário promove certificação a empresas e gestores de práticas exitosas

Imprimir Enviar
Professor Samuel Schmidt dos Santos apresenta o Projeto Cidades Invisíveis

O II Seminário Estadual de Práticas Exitosas, realizado na tarde desta quinta-feira (10), na Assembleia Legislativa, foi marcado pela entrega de certificados a gestores governamentais e não governamentais que praticam a ação. Promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, em parceria com a Escola do Legislativo Deputado Lício da Silveira, o evento tem por finalidade reconhecer o trabalho desenvolvido por cada entidade, órgão ou profissional, no que tange ao tema.

Voltado a gestores, conselhos municipais dos direitos, promotores de justiça e juízes com atuação na área da infância e adolescentes de referência, o seminário busca através de uma reflexão reconhecer e incentivar novos projetos, programas ou serviços de relevância, nas áreas de assistência social, educação, saúde e sistema de justiça. 

À frente da comissão, o deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) destacou que o objetivo da certificação é difundir e propagar o valor das entidades atuantes na proteção da criança e do adolescente. Segundo ele, a certificação vai proporcionar uma criação de um banco de dados sobre o tema, que possa oferecer informação. "Criado pela comissão, o banco de dados será disponibilizado para troca de experiências entre os gestores e entidades com integrantes do Sistema dos Direitos da Criança e do Adolescente", explica.  

Na visão da juíza Ana Cristina Borba Alves, que há nove anos atua na Vara da Infância e da Juventude da Comarca de São José, a certificação é uma forma de incentivo ao trabalho, às conquistas e evoluções no que tange ao assunto. "São muitas as ações positivas que cada entidade vem realizando, mas para dar continuidade a isso é sempre fundamental um pouco de incentivo. "Esta é uma área onde as coisas acontecem com dificuldades, por isso é essencial reconhecer sempre que alcançamos um bom resultado. Isso fortalece o trabalho."         

Projetos Cidades Invisíveis
Entre os certificados entregues, destaque para o Projeto Cidades Invisíveis do professor Samuel Schmidt dos Santos, apresentado ao longo do seminário. Representando as inúmeras ações que dão certo, o projeto, classificado pelo seu inspirador como simples e objetivo, tem ajudado de maneira eficiente muitas famílias carentes.

Samuel explica que exatamente há cinco anos deu início ao projeto através da fotografia em comunidades carentes. "Deste processo fotográfico eu passei a contar com o apoio de artistas da região, onde o retrato era transformado em arte, e esta arte aplicada em uma camisa para ser comercializada. A partir deste trabalho, desta renda, passamos a ajudar as famílias a suprirem as necessidades mais básicas. Eu sempre acreditei na potência da fotografia para se enxergar a invisibilidade social. Busco esse despertar das pessoas para com o próximo, não apenas com a fotografia, mas de maneira geral". No vídeo, o professor Samuel Schmidt dos Santos presta homenagem a Antonieta de Barros, a primeira mulher deputada em Santa Catarina e a primeira mulher negra eleita deputada no país.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar