Seminário encerra atividades com debate sobre produção animal e agroecologia
A produção animal e agroecologia foi tema da palestra de encerramento do Seminário Internacional “Produção Contemporânea de Alimentos para Humanidade: Impasses e Desafios II”, na tarde desta quarta-feira (20). Ministrada pelo agrônomo Luiz Carlos Pinheiro Machado Filho, da Universidade Federal de Santa Catariana (UFSC), a palestra realizada no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright, da Assembleia Legislativa, reuniu estudantes e profissionais das áreas de zootecnia, agronomia e veterinária.
Em sua explanação, Luiz Carlos apresentou alguns conceitos sobre a co-evolução do conjunto das espécies de um ecossistema e a necessidade de aprofundar o conhecimento desses conceitos para manejar corretamente a pastagem.
Segundo o agrônomo, é fundamental que ocorra o casamento entre componente animal e componente vegetal. “Com essa combinação é possível fazer um bom manejo e proporcionar a agroecologia correta”, salienta.
Entre os conceitos apresentados, Luiz Carlos reproduziu a ideia de que “a produção agroecológica presume a otimização dos recursos endógenos, uso intensivo de energia solar e uma proposta de conhecimento intensivo em contraposição a sistemas de capital intensivo”.
Sala de Imprensa