Segurança Pública, Imprensa e Direito são temas interligados em livro lançado na Alesc
Intitulada "A Difusão da Informação sob a Ótica da Atividade de Inteligência; Segurança Pública, Imprensa e Direito", a obra do jornalista, com formação em Direito e especialista em Inteligência Criminal, Thiago de Miranda Coutinho, foi lançada na Assembleia Legislativa, na tarde desta terça-feira (27).
O objetivo do livro é refletir sobre a difusão de informações na atividade de Inteligência, permeando a imprensa, o Direito e as formas de utilização dos veículos de comunicação como meios dessa divulgação controlada de dados, de modo a promover ações de inteligência e contra-inteligência na área de segurança pública.
Conforme Thiago, o livro é fruto de análises feitas em 10 anos, a partir de uma pós-graduação. “Em nossa pesquisa, a assessoria de imprensa de órgãos jurídicos e criminais precisa ter um viés de atividade de inteligência. É um livro que denota a atividade de Inteligência, fruto de uma pós-graduação realizada em 2013 e envolve atentados criminosos em Santa Catarina, entre o fim de 2012 e o início de 2013, além do caso de homicídio da vereadora Marielle Franco, em 2018, no Rio de Janeiro, e a guerra Israel-Palestina, iniciada em outubro de 2023”.
Sobre o autor
Thiago de Miranda Coutinho é Especialista em Inteligência Criminal. Graduado em Jornalismo e Direito, é escritor e coautor de livros, articulista nos principais veículos jurídicos do país, palestrante e membro efetivo do Instituto dos Advogados de Santa Catarina (IASC). Atualmente, é Agente de Polícia Civil e integrante do corpo docente da Acadepol (PCSC).
No ano de 2021, foi condecorado pela Associação Brasileira das Forças Internacionais de Paz pelos serviços prestados à comunidade de Inteligência. Em 2023, recebeu Moção de Aplauso da Alesc. Autor da sugestão legislativa de propositura de Projeto de Lei encampada pelo Conselho Federal da OAB, a fim de incluir no Código Penal, qualificadoras a crimes praticados contra advogados.
Agência AL