Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/06/2015 - 14h30min

Secretário da Defesa Civil fala sobre a gestão à frente da pasta

Imprimir Enviar
FOTOS: Yuri Santos/Agência AL

Atendendo a requerimento da deputada Ana Paula Lima (PT), o secretário de Estado da Defesa Civil, Milton Hobus, compareceu na manhã desta quinta-feira (18) à reunião da Comissão de Proteção Civil da Assembleia Legislativa para prestar informações as obras programadas pela pasta.

Hobus, que já havia atuado como secretário de Defesa Civil no primeiro governo Raimundo Colombo, afirmou que está em andamento uma estruturação para o setor, no qual estão previstos uma série de investimentos em obras, aquisição de equipamentos e capacitações das prefeituras para o mapeamento das áreas de risco e a elaboração de planos de contingência em casos de desastres naturais.

Entre as metas, disse, está o aprimoramento do sistema de alerta do estado, com a construção de estações meteorológicas em todos os municípios. Os equipamentos necessários, disse, já vêm sendo adquiridos e também estão sendo promovidos cursos e seminários de orientações preventivas junto às prefeituras. “Estamos realizando tudo para contar com um serviço de monitoramento e alerta com padrão de primeiro mundo.“

Para complementar o monitoramento de todo o território estadual, também está prevista a construção de mais dois radares meteorológicos seguindo o modelo do implantado no município de Lontras, já reativado.

Outro objetivo do governo, disse, é preparar o estado para cenários futuros, em que estarão cada vez mais presentes fenômenos climáticos adversos. Para tanto, a secretaria pretende encomendar à agência de cooperação japonesa (Jica), o mesmo levantamento realizado para a bacia do rio Itajaí Açu em anos anteriores. “Estamos contratando o mesmo estudo para outras regiões, como Planalto Norte, Sul.”

Com relação às obras em andamento no Vale do Itajaí, o secretário afirmou que a sobrelevação das barragens de Taió e Ituporanga, previstas para serem concluídas em julho, somente devem ser entregues em agosto ou setembro. “As chuvas têm atrapalhado o andamento dos trabalhos, por isso a inauguração das mesmas vai depender do tempo.”

José Boiteux, Pouso Redondo e Joinville
Questionado pela deputada Ana Paula Lima sobre a execução das obras, Hobus afirmou que a secretaria agendou para o dia 26, às 9 horas, uma reunião em José Boiteux para apresentar uma proposta que dê fim ao impasse com a comunidade local sobre a escrituração das áreas atingidas pela barragem.

Já em Pouso Redondo, onde as duas barragens planejadas estão paralisadas devido a oposição demonstrada pela população local, será realizada uma audiência pública na próxima semana para debater os impactos socioeconômicos decorrentes dos represamentos. “Estamos fazendo avaliação com a sociedade para gerar o menor impacto possível, mas já se sabe que será muito pequeno, menos de 5% da área agricultável será desapropriada.”

Atendendo a pergunta do deputado Patrício Destro (PSB), Hobus também falou que para sanar os frequentes alagamentos em Joinville a secretaria resgatou um antigo projeto para reestruturação do rio Cubatão, que corta a cidade. Ele frisou, entretanto, que as ações vislumbradas não devem passar da primeira fase tão cedo, tendo em vista a falta dos recursos necessários.  “Seria preciso quase R$ 2 bilhões para resolver ou minimizar os problemas de Joinville, mas governo e prefeitura não dispõem desse montante, sendo preciso auxílio do governo federal. O importante é que já temos o projeto e R$ 200 milhões para a primeira fase das obras.”

Encaminhamentos
Por solicitação da deputada Ana Paula, a comissão solicitará a Secretaria de Estado da Defesa Civil uma relação das obras em execução pela pasta nas regiões do Vale e Foz do Itajaí, acompanhadas dos respectivos cronogramas de conclusão e fontes de financiamento.

Também por iniciativa da parlamentar, os deputados membros do colegiado também farão inspeções técnicas às barragens de Taió, Ituporanga e Pouso Redondo e ao radar meteorológico de Lontras, com o objetivo de verificar o andamento das edificações e conhecer demandas das comunidades locais.

Fórum sobre o El Niño
Durante a reunião, também ficou acertado o apoio da Comissão de Proteção Civil da Assembleia ao Fórum sobre o El Niño, que a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promoverá no Palácio Barriga Verde nos dias 19 e 20. O objetivo do evento é discutir a capacidade do estado em realizar a previsão e monitoramento do fenômeno, conforme destacou o professor e meteorologista Reinaldo Haas.

Também participaram da reunião os deputados Ismael dos Santos (PSD), Romildo Titon (PMDB) e Doutor Vicente Caropreso (PSDB).

 

Alexandre Back
Agência AL

Voltar