16/05/2009 - 15h51min
SC é modelo para o Plano Nacional de Turismo
A divisão em nove regiões temáticas, apresentada no FIMC, está se constituindo num modelo para o país no Plano Nacional de Turismo. A diversidade cultural do Estado e a exposição internacional de Santa Catarina, com a realização em Florianópolis do WTTC, a Feira Mundial do Turismo, foram exaltadas pelo secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, o presidente da Santur, Waldir Walendowsky, e o diretor da Secretaria Nacional de Políticas de Turismo, vinculado ao Ministério do Turismo, José Augusto Falcão.
O WTTC, com mais de 500 participantes, entre eles 100 dos maiores investidores do setor no mundo, segundo Knaesel, resulta em visibilidade internacional para o Estado, aproxima os investidores nacionais dos internacionais, gerando parcerias que viabilizam os negócios, além de mostrar as potencialidades e a diversidade cultural que muitos catarinenses não conhecem. “Parafraseando Beto Carrero, Santa Catarina, por si só, é um grande parque temático”. O secretário lembrou que onde o turismo é atividade econômica, há grandes ganhos econômicos em setores como a agricultura, o comércio e a indústria.
Já Walendowski informou que o Ministério do Turismo, a princípio, recomendou a implantação de três regiões temáticas, mas aceitou a proposta da Santur por entender o argumento de que a multiplicidade de costumes era necessária para mostrar as diferenças entre os vários recantos do Estado. “A questão prática é que, lá fora, predominam as paisagens artificiais, enquanto o nosso forte são as paisagens naturais. Ao destacar as nossas etnias, formamos com a cultura um grande tripé de promoção de Santa Catarina”.
Políticas e programas
Representante do Ministério do Turismo no Fórum Catarinense de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo, outra atração do FIMC, Falcão afirmou que o planejamento é fundamental no setor, o que levou o órgão a promover uma gestão descentralizada com os estados. “A diversidade de ofertas de turismo de Santa Catarina e a realização do WTTC fazem do estado o parceiro ideal do Plano Nacional do Turismo. Aqui encontramos diversidade e riqueza cultural”.
Para a gerente de Políticas de Turismo da pasta estadual, Elisa Liz, o sucesso do FIMC faz com que o vento, em 2010, se torne a versão catarinense do Salão Brasileiro de Turismo. “Desde 2003 nos preocupamos em conhecer na íntegra o Plano Nacional do Turismo, e desde 2007 somos responsáveis pelas políticas e programas do turismo no estado, ficando a Santur com o trabalho de promoção”, completou. (Rubens Vargas/Dvulgação Alesc)