Representantes da Epagri divulgam Congresso Internacional em SC
Durante a reunião da Comissão de Agricultura desta quarta-feira (14), servidores da Epagri trouxeram o cronograma do 23º Congresso Latino-Americano de Ciência do Solo (CLACS) e do 38º Congresso Brasileiro de Ciência do Solo (CBCS). Além de cerca de 60 palestras, os participantes poderão ir a campo para desenvolver atividades e para reconhecer e identificar características dos tipos de solo em Santa Catarina. O evento ocorre entre os dias 30 de julho e 4 de agosto, em Florianópolis. Numa das dinâmicas, haverá competição, que será realizada, em São Joaquim, na Serra catarinense.
Serão pelo menos 3 mil pessoas de 18 países da América Latina, Espanha e Portugal. O Congresso é organizado pela Epagri desde 2019. A ideia era realizar a programação em 2021, mas devido a pandemia, o evento foi transferido para este ano. Entre os objetivos está a integração dos envolvidos dos mais diversos países. Para a engenheira agrônoma Elisângela Benedet da Silva, o evento servirá como vitrine para Santa Catarina. Entre os motivos, estão as características locais que desafiam aqueles que dependem do solo para gerar renda e riqueza. “Santa Catarina tem uma peculiaridade, com relevo acidentado, pequenas propriedades e um bioma muito rico", disse.
Ela destacou ainda que graças a essas características e ao trabalho de instituições agrícolas, o estado consegue desenvolver uma agricultura mais preservacionista.
Já o presidente da Comissão de Agricultura, deputado Altair Silva (PP), enfatizou o uso consciente do solo, assim como a preservação. De acordo com o parlamentar, o evento vai elevar o nome de Santa Catarina mundo afora. Altair Silva lembrou que o estado já é um exemplo de conservação do solo, em especial por meio do produtor rural. “Santa Catarina é um estado muito pujante e aqui a utilização do solo é consciente. Temos programas como o microbacias, criado com o objetivo de incentivar o uso racional do solo e da água."
O convite para a participação da Epagri na reunião da Comissão de Agricultura da Alesc partiu do deputado José Milton Scheffer (PP). O parlamentar destacou a importância do evento por elevar o potencial catarinense. Para ele, o Estado já tem experiência na etapa nacional. “Temos muito para ensinar e aprender. Esse evento é de interesse de Santa Catarina e de todo o Brasil."
Audiências públicas
Ainda durante a reunião, os deputados aprovaram requerimentos para realização de audiência pública sobre a situação da produção de leite em Santa Catarina. Outra audiência pública aprovada vai debater a produção de grãos do estado. Ambas, terão datas e locais definidos em breve e foram propostas pelo deputado Altair Silva. O parlamentar também apresentou o convite ao secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert, para discutir os patamares do ICMS sobre a comercialização do alho em território catarinense.
Agência AL