Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
09/07/2013 - 15h28min

Renato Hinnig deixa SDR da Grande Florianópolis e retorna ao Parlamento

Imprimir Enviar
Hinnig permaneceu dois anos e três meses na SDR da Grande Florianópolis. FOTO: Carlos Kilian/Agência AL

O deputado estadual licenciado Renato Hinnig (PMDB) reassumiu nesta terça-feira (9) sua cadeira na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Ele deixou o cargo de secretário estadual de Desenvolvimento Regional da Grande Florianópolis, no qual permaneceu por dois anos e três meses.

Na tarde desta terça, Hinnig concedeu uma entrevista coletiva na Sala de Imprensa do Parlamento catarinense, na qual explicou as razões de sua saída da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) e fez um balanço de sua atuação à frente da pasta.

O deputado explicou que seu retorno ao Legislativo é uma reivindicação de segmentos apoiadores que precisam de sua atuação parlamentar para o encaminhamento de projetos. “Há setores, como os contabilistas, os despachantes, que me acompanham há anos, que estavam pedindo que eu voltasse para estar mais próximos deles”, explicou.

O nome do sucessor de Hinnig na secretaria deve ser oficializado na próxima semana. O mais cotado para o cargo é o vereador de São José, Amauri dos Projetos (PMDB). 

Relatório
Hinnig fez um balanço positivo de sua atuação na SDR. Ele apresentou um relatório com as principais ações à frente da secretaria e os investimentos feitos pela pasta nos 13 municípios da Grande Florianópolis.

Entre as principais realizações, o deputado destaca a criação dos comitês gestores de mobilidade urbana e de resíduos sólidos, que vão elaborar propostas executáveis a curto, médio e longo prazo para as duas áreas, envolvendo todos os municípios da Grande Florianópolis. “Foi uma rica experiência ter sido secretário. Pude ter mais contato com os municípios, saber as dificuldades enfrentadas neles”, disse.

Outra ação importante, segundo o deputado, foi o trabalho para a implantação definitiva da Região Metropolitana de Florianópolis. Segundo ele, tal medida possibilitará que os municípios da Grande Florianópolis possam ter acesso a recursos da União para investimentos em vários setores, principalmente em mobilidade urbana, destinação de resíduos sólidos, saneamento básico e meio ambiente.

“Na Assembleia, vamos continuar lutando pela implantação da Região Metropolitana, além de incentivar a criação dos consórcios intermunicipais. Nossa expectativa é que nos próximos dias seja encaminhado o projeto de lei que oficializa a implantação da região metropolitana”, afirmou.

Hinnig defendeu a atuação das SDRs, criticadas pela bancada da oposição na Assembleia. “É um sistema que aproxima o governo da sociedade. Podemos rediscutir o número de SDRs, mas não aceito o argumento que elas são cabide de emprego e que tenham alto custo para manutenção”.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar