Rede municipal de Florianópolis busca a paz através da arte
Lembrar os princípios da cultura da paz através de uma exposição artística realizada pelos alunos da rede municipal de ensino de Florianópolis foi a ideia da Secretaria de Educação da capital.
A exposição, com desenhos, objetos reciclados, personagens da cultura florianópolitana e açoriana, ocupa a Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho da Assembleia Legislativa, das 8h às 19h durante esta semana (8 a 12) em que se comemora a Semana Estadual da Cultura da Paz em Santa Catarina.
Sueli Amares de Andrade, assessora de educação da Secretaria Municipal de Educação, é quem coordena o programa para a cultura da paz na rede municipal, desde 2008, quando conheceu os princípios da cultura da paz no site da Organização das Nações Unidas (ONU). Professora aposentada da UFSC, Sueli percebeu a importância da divulgação destes princípios na rede municipal de ensino. “As escolas precisam estimular o cuidado com a saúde, sustentabilidade, felicidade, boa educação. Meu projeto inicial era acabar com a violência entre as crianças. Muitas são vítimas de bullying e quando atacamos o problema na infância, temos mais chances de formar adultos conscientes e saudáveis”.
O programa para a cultura da paz desenvolvido por Sueli procura atingir toda a cidade, através da mobilização de pais e comunidade nos projetos das escolas. Sustentabilidade, contato com a natureza, alimentação saudável, hábitos saudáveis de higiene, contato com a natureza e motivação para a busca do conhecimento através da leitura são os pontos trabalhados no programa. “Nosso lema é Floripa em Paz, e a paz abrange muitos princípios. Com este projeto nas escolas, resolvemos incluir mais três aos seis princípios listados pela ONU”. (Michelle Dias)
Princípios da cultura da paz
ONU:
- Respeitar a vida
- Rejeitar a violência
- Redescobrir a solidariedade
- Ser generoso
- Ouvir para compreender
- Resgatar gestos de gentileza
Secretaria de Educação:
- Cultivar bom humor
- Preservar o planeta
- Ter compromisso