Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/07/2022 - 12h09min

“Quarantine”, nova exposição na Alesc reúne obras do artista Sérgio Canfield

Imprimir Enviar
A exposição "Quarantine" segue aberta até o dia 11 de agosto na Assembleia Legislativa.
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

As expressões faciais são importantes ferramentas de comunicação nas relações entre as pessoas. São elas que revelam os verdadeiros sentimentos que afloram dentro de cada um. Podem ser emoções boas, como alegria, ou não tão boas, como medo, desespero e dúvida.

No caso de alguém que recebe o diagnóstico de uma doença com pouca chance de cura, as expressões faciais muitas vezes exteriorizam os sentimentos de perda causados pelo mau prognóstico. Sob o olhar do artista plástico e médico, Sérgio Canfield, essas emoções ganharam formas e cores.

A exposição intitulada “Quarantine”, que estreou nesta segunda-feira (18), na Assembleia Legislativa, leva esse nome por ter sido desenvolvida no período da quarentena por conta da pandemia de Covid-19. São doze obras, cada uma retratando expressões faciais no momento em que a pessoa recebe a notícia de um doença com pouca ou nenhuma chance de cura.

“Como sou médico, frequentemente sou obrigado a olhar as pessoas naquele momento em que elas recebem a notícia de mau prognóstico. Durante a pandemia, aflorou esse tipo de sentimento nas minhas obras. São figuras expressionistas que eu tentei mostrar qual a reação do paciente quando recebe esse tipo de notícia”, explica Canfield.

Leucemia, câncer de mama, do pulmão, do estômago são alguns dos exemplos de doenças de mau prognóstico retratadas pelo artista. “Esse trabalho tem uma particularidade. O título de cada uma das obras está escrito no trabalho. Em cada uma delas há um número e esse número se refere ao CID (Código Internacional de Doenças). A pessoa que está apreciando a obra pode entrar na internet e descobrir o tipo da doença que está sendo retratada”, afirma Canfield.

“Quarantine” segue em exposição até o dia 11 de agosto, na Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, no hall do Palácio Barriga Verde. A visitação é gratuita e aberta ao público.

Daniela Legas
AGÊNCIA AL

Voltar