Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
28/03/2024 - 10h35min

Curso sobre técnica para tratamento de pessoas com autismo está com inscrições abertas

Imprimir Enviar

Estão abertas as inscrições para o curso de formação continuada em Análise do Comportamento Aplicada (ABA), promovido pela Escola do Legislativo da Alesc. As aulas começam no dia 3 da abril e serão exclusivamente on-line. Tanto as inscrições quanto o curso são gratuitos.

Conforme o projeto do curso, a ABA, tradução do termo inglês “Applied Behavior Analysis”, é uma abordagem utilizada para o tratamento de pessoas com autismo e outros transtornos do desenvolvimento e aprendizagem. Ela pode ser utilizada em diversos ambientes, como na escola e em casa.

O objetivo principal do curso oferecido pela Escola do Legislativo é ensinar novas habilidades e reduzir comportamentos problemáticos por meio do ensino de habilidades de linguagem, sociais, acadêmicas e recreativas, além do enfraquecimento de comportamentos autoagressivos e estereotipados. No ambiente escolar, a ABA é implementada de forma individualizada, de forma a permitir que estudantes com autismo e outros transtornos do desenvolvimento alcancem seu potencial máximo de aprendizagem e participem da comunidade escolar.

O curso é voltado principalmente para profissionais da área da educação das redes pública e privada de ensino. Os participantes serão capacitados para o planejamento, a aplicação e o estudo de procedimentos de ensino e tratamento em ABA no contexto escolar.

As aulas serão ministradas na página da Escola do Legislativo no Facebook, uma vez por semana, sempre no período noturno, pelas professoras Adriana Rubio e Juciani Rigotti Endruscolo, ambas especialistas em ABA, com carga horária total de 54 horas.

As atividades terão início no dia 3 de abril e terminam em 21 de agosto. Inscrições e mais informações no site da Escola do Legislativo.

Voltar