Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
25/11/2024 - 13h01min

Exposição resgata história e cultura da população negra em SC

Imprimir Enviar
Alunas da Udesc que protagonizaram a exposição
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

Como parte das celebrações do Mês da Consciência Negra, a Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, recebe a exposição "Confluências Artísticas e Estéticas com o NEAB".

A mostra apresenta obras de três alunas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) ligadas ao Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB): Karen Christine Ferreira traz fotografias, com um olhar sensível para as lutas das comunidades negras. Letícia Couto desenha traços e cores que retratam mulheres negras em suas telas. Maria Eduarda Corrêa deu vida a vestimentas étnicas usando tecidos e acessórios que narram identidades e tradições afro-brasileiras.

Sob a curadoria do NEAB, as obras reafirmam o compromisso com a Educação das Relações Étnico-Raciais e com a luta antirracista, promovendo igualdade e valorização da diversidade étnico-racial em Santa Catarina. A exposição tem a companhia do ideograma africano Sankofa, um símbolo Adinkra que significa “voltar ao passado para construir o futuro”. Representando ancestralidade, conhecimento e reconhecimento da identidade de um povo, o Sankofa fazia parte da cultura dos escravizados africanos trazidos de Gana, Togo e Burquina Fasso para o Brasil no período colonial.

Maria Helena Tomaz, coordenadora do NEAB, fala sobre o objetivo da exposição. “É disseminar os conhecimentos relativos à educação das relações étnico-raciais, ações afirmativas e luta antirracista que passam também pela cultura, pela história, pelo resgate de toda essa historiografia da população negra de Santa Catarina e do Brasil.”

A exposição conta com o apoio do Núcleo Negro Professora Jeruse Romão, do mandato do deputado Marquito (Psol). O parlamentar destaca a importância desse tipo de manifestação artística.

“Temos um déficit muito grande na Assembleia Legislativa do ponto de vista da presença da população negra aqui, seja no Parlamento, seja na participação das atividades. A presença dessa exposição ainda é não a dimensão que necessita ter nesse mês de Novembro, quando é comemorado o Dia da Consciência Negra, no dia 20, mas já é um passo à frente”, defende Marquito.

A mostra "Confluências Artísticas e Estéticas com o NEAB" ficará em exposição na Galeria Ernesto Meyer Filho, no hall da Alesc, até o dia 29 de novembro. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Daniela Legas
AGÊNCIA AL

Voltar