Projetos aprovados tratam de ensino de robótica e benefícios a pessoas com deficiência
A Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia e Inovação, reunida nesta quarta-feira (15), aprovou três projetos de lei relacionados a pessoas com deficiência e ao ensino de robótica e programação na grade curricular da rede estadual de ensino.
Relatado pelo deputado Jair Miotto (União), presidente do colegiado, o Projeto de Lei 358/23, de autoria do deputado Lunelli (MDB), dispõe sobre a inclusão das temáticas de robótica e programação no ensino público estadual. “Estamos na era da tecnologia e precisamos preparar as crianças e os adolescentes para o raciocínio lógico, o ensino do inglês para os desafios do futuro. Santa Catarina tem o segundo pior ensino médio do país e é o segundo melhor na indústria, uma lacuna que deve ser combatida.”
Já o Projeto de Lei 380/23, apresentado pelo deputado Dr Vicente Caropreso (PSDB), altera a lei que consolida a legislação que dispõe sobre os direitos das pessoas com deficiência para constar o sistema de pagamento por código QR e outras tecnologias assistivas. “Mais uma iniciativa para facilitar o pagamento de tarifas como água, luz e telefone para as pessoas com deficiência”, disse o relator, deputado Nilso Berlanda (PL).
O deputado Jessé Lopes (PL) é o autor do Projeto de Lei 49/23, que dispõe sobre as normas de concessão e utilização do Cordão de Girassol como símbolo de identificação das pessoas com deficiência ocultas no Estado. O relator da matéria, deputado Pepê Collaço (PP), informou que o Projeto de Lei 195/23, da deputada Paulinha (Podemos), foi apensado à proposição aprovada na Comissão de Saúde por tratar do mesmo tema.
Indústrias de lítio
Pepê Collaço convidou os demais membros da Comissão de Economia a participar de um encontro em Laguna nesta quinta-feira (16), às 19 horas, no Cine e Teatro Mussi, com o tema “Oportunidades e Desafios das Indústrias de Lítio”, com a presença do presidente da Toyota em Santa Catarina.
"O complexo industrial de Laguna já conta com uma empresa chinesa que produz bateria de lítio, em funcionamento, e há tratativas para a instalação de uma empresa de empilhadeiras devido à proximidade com o Porto de Imbituba. Um grande evento que visa impulsionar a economia do sul catarinense”, destacou o parlamentar.
Agência AL