Projeto sobre meteorologia é uma das prioridades da Comissão de Proteção Civil
A Comissão de Proteção Civil da Assembleia Legislativa, reinstalada na tarde desta terça-feira (8), terá como uma das principais metas em 2016 trabalhar na apresentação de um anteprojeto de lei, elaborados por meteorologistas do estado, para otimizar o uso das informações sobre o clima em Santa Catarina. O deputado Patricio Destro (PSB) foi confirmado na presidência da comissão, que terá Ana Paula Lima (PT) na vice-presidência.
Conforme Destro, o anteprojeto propõe a criação de um órgão que vai gerenciar todas as informações meteorológicas do estado. “É uma proposta que foi elaborada por pessoas que entendem do assunto e que estão apontando um caminho para tratar a meteorologia de uma forma mais abrangente. Temos que levar em consideração que Santa Catarina é um estado diferenciado neste quesito, pois está sempre sujeito a catástrofes climáticas”, disse Destro. Ele ressaltou que o anteprojeto dá sequência às discussões sobre o clima, em especial sobre o fenômeno El Niño, realizadas pelo colegiado.
Na próxima reunião, a Comissão de Proteção Civil deve discutir, por solicitação do deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), o valor cobrado pela Defesa Civil para a realização de exposições e feiras no estado. De acordo com o parlamentar, essas taxas têm sido cobradas em valores elevados, dificultando a realização dessas exposições, importantes para a economia de vários municípios.
Agência AL