Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/08/2013 - 07h12min

Ato marca a Semana das Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla

Imprimir Enviar

Por ocasião da Semana Estadual das Pessoas com Deficiência Intelectual e Múltipla, a Assembleia Legislativa vai realizar nesta quarta-feira (28) um ato alusivo, com participação de várias entidades da Grande Florianópolis e apresentação do programa Alesc Inclusiva. O evento está marcado para as 9 horas, no Plenarinho Deputado Paulo Stuart Wright.

Para o ato, está programada a palestra “Inclusão da Pessoa com Deficiência – Muito Além das Cotas”, proferida por Mário Cezar da Silveira. Ela será dirigida aos servidores da Assembleia, com objetivo de prepará-los para convivência com os estagiários do programa Alesc Inclusiva. Os participantes do ato também vão receber a cartilha “Convivendo com as Diferenças”, que foi preparada pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

De acordo com Janice Krasniak, assessora da comissão e integrante da Comissão Interinstitucional do programa Alesc Inclusiva, os servidores receberão dicas gerais e específicas acerca de cada deficiência e algumas orientações para melhorar a convivência. “São dicas simples e práticas, para o dia-a-dia”, explicou.

Também serão recomendados a tratar a pessoa com deficiência com bom senso, naturalidade e conforme a idade. “Se é adulto, tem de ser tratado como adulto”, informou Janice. “Termos como “cego” e “surdo” também podem ser utilizados sem problemas. “Aja com naturalidade e tudo vai dar certo”, garantiu.

Os estagiários com deficiência serão contratados a partir da Resolução n° 5/2013, que criou o programa Alesc Inclusiva. “A principio, o contrato será de um ano, renovável por mais um ano, se houver interesse de ambas as partes. Essa é uma conquista em parceria com o Conede e a Fundação Catarinense de Educação Especial. Queremos tornar a Assembleia Legislativa de Santa Catarina referência no modelo de inclusão da pessoa com deficiência”, revelou Janice.

Inclusão
Essa é mais uma iniciativa adotada pelo Parlamento catarinense na inclusão das pessoas com deficiência. As principais dependências do Palácio Barriga Verde, sede do Legislativo estadual, foram adaptadas. A entrada principal ganhou piso tátil e o elevador conta com painel em braile. Há, ainda, um equipamento que possibilita que as cadeiras de roda possam subir ou descer escadas.

Na Biblioteca da Assembleia, algumas das obras do acervo poder ser consultadas a partir de programas de computados que convertem o texto em áudio e que permitem também o acesso à internet. Recentemente, a TVAL, a TV do Parlamento catarinense, deu início às transmissões das sessões ordinárias com tradução na Língua Brasileira de Sinais (Libras), numa parceria com a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE).

“Estamos dando sequência a um trabalho de inclusão que foi iniciado com o ex-presidente desta Casa, o deputado Julio Garcia, com a criação do programa Alesc Inclusiva, que fará bem não só para os estagiários, mas para todos nós”, afirmou o presidente da Assembleia, deputado Joares Ponticelli (PP).

Gutieres Baron/Patrícia Schneider de Amorim
Sala de Imprensa/Alesc

Voltar