Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
18/06/2020 - 15h05min

UFSC realiza pesquisa sobre efeitos socioeconômicos da pandemia da Covid

Imprimir Enviar

Os departamentos de Sociologia e Ciência Política e de Saúde Pública da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) estão realizando uma pesquisa para entender melhor o comportamento da população durante a pandemia do Covid-19. Denominada “Covid-19 em Santa Catarina: Estudo sobre níveis de conhecimento, padrões de comportamento social e impactos na vida social e econômica”,  o estudo terá o seu primeiro resultado divulgado oficialmente no dia 30 de junho, mas permanece aberto pelo período em que durar a pandemia, como forma de colher subsídios para orientar autoridades e as pessoas em como enfrentarem e vencerem a doença.

A pesquisa é um projeto coordenado pelos professores Sérgio Fernando Torres de Freitas, do Departamento de Saúde Pública, e Julian Borba, do Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFSC. O preenchimento leva menos de dez minutos e as respostas são anônimas, explica Sérgio Freitas. De acordo com ele, a investigação on-line tem como objetivos mapear atitudes e comportamentos da população catarinense em relação à pandemia, identificar os principais efeitos sociais e econômicos das medidas de restrição à circulação e localizar os padrões de acesso à informação sobre a doença.

Os pesquisadores querem obter nesta etapa o maior volume possível de respostas, de pessoas de todos os estratos sociais. Nas etapas seguintes, “nossa intenção é acompanhar como os cidadãos vão lidar com as diferentes dificuldades que aparecerão no retorno às atividades presenciais, quando isso for possível”, explica o professor Sérgio Freitas. Mais de 2 mil pessoas já responderam o questionário, mas a meta é de ampliar esse número, principalmente no interior do estado.

O professor Sérgio Freitas acrescenta que o estudo será uma sequência de questionários aplicados aos mesmos respondentes ao longo do tempo – método conhecido como painel e que a cada 30 a 40 dias, conforme durar a pandemia, serão divulgados os resultados.

Informações complementares e o questionário estão disponíveis na página da pesquisa na internet: https://efeitosdapandemia.paginas.ufsc.br. O questionário também pode ser acessado no link: https://pt.surveymonkey.com/r/CovidUfsc.

A pesquisa também pode ser acessa por esses links: https://pt.surveymonkey.com/r/CovidUFSCTwitter
https://pt.surveymonkey.com/r/CovidUFSCWhats
https://pt.surveymonkey.com/r/CovidUFSCIG
https://pt.surveymonkey.com/r/CovidUFSCFB

Voltar