Prédio da Escola Antonieta de Barros vai sediar Escola do Legislativo
A Assembleia Legislativa vai restaurar o prédio da Escola Antonieta de Barros e poderá utilizar a edificação pelo prazo de 30 anos. O edifício histórico, localizado na região central da Capital, vai abrigar a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira e o Programa Antonieta de Barros. A cessão de uso foi acordada mediante convênio com a Secretaria de Estado da Educação e publicada no Diário Oficial do Estado na semana passada.
Desocupado há nove anos, o prédio da escola sofreu ações de vandalismo e precisará passar por uma obra de restauração que preserve as características originais, por se tratar de um edifício tombado pelo Patrimônio Histórico do Estado e do município. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Silvio Dreveck (PP), informou que a Casa legislativa pretende lançar a licitação do projeto de restauração já no mês de maio.
Dreveck lembrou que o abandono do prédio acarretou várias situações de mau uso. “Vamos fazer com que essa escola volte a ter vida, que a população que está convivendo ao redor tenha novamente um local prazeroso, pois a escola estava abandonada e isso não era bom para ninguém”, disse. Além de recuperar o edifício histórico e utilizá-lo a serviço da sociedade, a Assembleia vai economizar R$ 27 mil mensais gastos com o aluguel do prédio atualmente utilizado pela Escola do Legislativo. A economia anual será superior a R$ 300 mil.
Após a reforma, ainda sem prazo previsto, a Escola do Legislativo disporá de uma sede mais adequada para a realização de cursos e atividades de capacitação voltadas aos servidores públicos e à comunidade. “A Escola do Legislativo tem oportunizado muitos cursos de formação para o aperfeiçoamento e qualificação profissional, tanto para servidores quanto para pessoas que não têm nenhum vínculo com o poder público”, destacou Dreveck, que frisou a necessidade de garantir suporte e estrutura necessária à escola legislativa.
A escola restaurada vai abrigar ainda o programa de ações afirmativas da Assembleia Legislativa, que também leva o nome da deputada Antonieta de Barros, e oferece oportunidade de estágio a 40 jovens em situação de vulnerabilidade social.
Agência AL