22/04/2009 - 17h43min
PMDB de Santa Catarina comemora 43 anos de criação
A maior bancada da Assembleia Legislativa, o PMDB, festejou hoje (22) os seus 43 anos de fundação destacando como principal feito a luta pela redemocratização do país. A executiva catarinense, criada em abril de 1966, comanda o governo do Estado, da Capital e tem o maior número de prefeituras catarinenses, conforme destacou o líder da bancada, deputado Antônio Aguiar.
De acordo com o deputado, o PMDB, na última eleição, foi o único partido que em Santa Catarina ultrapassou a marca de um milhão de votos. “Elegemos 110 prefeitos e 844 vereadores. Contando com os vice-prefeitos, o partido está presente em 144 administrações municipais. Isso mostra a força e o caráter da sigla”, disse.
Aguiar ainda lembrou que o PMDB, antigo MDB, só alterou seu nome em 1980, com o fim do bipartidarismo. “O MDB e o PMDB fizeram e fazem história em Santa Catarina e no Brasil. A sigla nunca abriu mão de suas tradições democráticas e políticas públicas que visam o bem-estar da população”, completou.
A deputada peemedebista Ada De Luca também falou sobre o surgimento da sigla no Estado. “O MDB sempre nos orgulhou pela sua história. Testemunhei e arregacei as mangas para a construção do partido no estado. Tivemos participação decisiva em campanhas como a da Anistia e das Diretas Já, que era o clamor do povo”, afirmou. Os representantes peemedebistas nas câmaras de vereadores, nas assembleias legislativas, na Câmara e no Senado Federal também foram lembrados pela parlamentar como peças importantes na história do PMDB.
Após os discursos feitos no Plenário, a comemoração seguiu para a Sala de Imprensa, onde estavam alguns dos principais nomes do partido no estado para cantar parabéns em comemoração à data festiva. O prefeito da Capital, Dário Berger (PMDB), afirmou que encontrou harmonia e dedicação na nova sigla. “Sou um dos integrantes mais novos do partido. Aqui encontrei braços amigos, razão pela qual venho aqui reverenciar esse momento.” Berger também citou vitórias importantes conquistadas com a ajuda do partido como, as eleições diretas e a imprensa livre. “É um partido que não existe igual. Nele podemos expressar nossas opiniões, o que é muito importante para a democracia”, enalteceu.
Também estavam presentes na comemoração o presidente do partido na Capital, Adriano Zanotto, o vereador de Florianópolis, Gean Marques Loureiro (PMDB), e a deputada Professora Odete de Jesus (PRB). (Graziela May Pereira/Divulgação Alesc)
.