Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
26/04/2022 - 17h21min

Plenário aprova moção de pesar por morte de PM e projetos de imóveis

Imprimir Enviar
Deputado Jessé Lopes é o autor da moção de pesar
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Os deputados estaduais aprovaram na tarde desta terça-feira (26) dois projetos de lei (PLs), ambos de autoria do Poder Executivo, referentes à doação de imóveis do Estado a municípios. Também foi aprovada uma moção de pesar pela morte do policial militar Alexandre Maciel, atropelado no domingo (24) por um veículo conduzido por um foragido da Justiça.

O PL 482/2021 trata da doação do imóvel que abrigava uma escola estadual para a Prefeitura de Rodeio. No local, a Secretaria de Educação do município vai desenvolver projetos para o contraturno escolar da rede municipal de ensino.

Já o PL 480/2021 doa 10 imóveis situados em Ibicaré para a prefeitura local. Neles, a administração municipal pretende desenvolver atividades nas áreas da saúde, educação e assistência social.

Moção
De autoria do deputado Jessé Lopes (PL), foi aprovada a Moção 329/2022, que manifesta pesar pela morte do cabo Alexandre Maciel, da Polícia Militar Rodoviária. No último domingo, ele foi atropelado na SC-108, em Massaranduba, ao tentar abordar um veículo cujo condutor estava em fuga. O motorista, que é foragido da Penitenciária de Blumenau, não obedeceu à ordem de parada e jogou o veículo em cima do policial.

“Mais um caso típico em que a Justiça matou alguém”, afirmou Jessé. “O deliquente foi preso em 2017 e condenado a 20 anos de prisão. Mas na Páscoa recebeu a saidinha de sete dias. É tudo para o vagabundo, e nada para o cidadão de bem. É tudo para o marginal, e nada para a polícia.”

O parlamentar criticou a resposta do governador ao caso. “Quer ajudar, tira as câmaras [que são colocadas nos uniformes dos policiais]. Isso só serve para desmotivar a tropa.”

Kennedy Nunes (PTB) afirmou que a polícia, a cada dia, encontra mais dificuldades para executar seu trabalho. “Não culpo a Justiça, mas a lei”, disse. “Quem deveria mudar isso são os deputados federais e os senadores. Da forma como está, não tem como fazer qualquer tipo de ação.”

Bruno Souza (Novo) também responsabilizou parte do Judiciário por casos como o registrado em Massaranduba. “Infelizmente existe uma ideologia impregnada em parte do Judiciário, que prega que não adianta punir. Essa linha não entende que a primeira função da prisão não é a ressocialização, mas tirar o indivíduo perigoso do convívio com as pessoas de bem.”

Sargento Lima (PL) lamentou a morte do policial, mas afirmou não estar surpreso com o ocorrido. “Não me causa espanto, porque é da natureza do bandido praticar o mal. Não espere que quem está propenso a praticar o mal vai praticar o bem”, disse.

Daniel Silveira
Por falta de quórum durante a sessão, foi adiada a votação de outra moção de autoria de Jessé Lopes, a qual parabeniza o presidente Jair Bolsonaro (PL) pela concessão do indulto ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ), condenado à prisão pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na semana passada.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar