Passagem do Dia do Gaúcho é marcada por homenagens na Alesc
O Dia do Gaúcho, celebrado em 20 de setembro, foi comemorado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina na tarde desta quarta-feira (20). As iniciativas das homenagens partiram dos deputados Sérgio Guimarães (União) e Zé Caramori (PSD), mas contaram com manifestações de vários parlamentares.
O Movimento Tradicionalista Gaúcho de Santa Catarina (MTG-SC) recebeu moção de aplauso do deputado Sérgio Guimarães pela passagem do Dia do Gaúcho e também em comemoração os 50 anos da entidade. A entrega ocorreu na Sala de Imprensa da Alesc, na presença dos deputados Zé Caramori, Fabiano da Luz (PT) e Lucas Neves (Podemos).
“O movimento tradicionalista faz parte das nossas vidas, faz parte da nossa cultura”, destacou Guimarães. “São grupos organizados que representam a vida, a família, a cultura a arte e que estão comemorando 50 anos aqui em Santa Catarina. Nada mais justo que fazermos essa homenagem.”
O presidente do MTG-SC, Alex Sander Godinho Corrêa, recebeu a moção e também ocupou a tribuna da Alesc, a convite do deputado Zé Caramori. Segundo o dirigente, no estado, são 492 CTGs (Centros de Tradição Gaúcha) com 43 mil associados.
“Somos gratos pode essa homenagem e gratos aos deputados por abrirem as portas da Assembleia para nosso movimento”, destacou Corrêa. “Tradição gaúcha é cultura, que a gente vive, a gente honra, a gente luta.”
As homenagens contaram com apresentações musicais e de dança, no Plenário Deputado Osni Régis. Os deputados Camilo Martins (Podemos), Nilso Berlanda (PL), Fabiano da Luz, Lucas Neves, Maurício Peixer (PL), Lunelli (MDB) e Mario Motta (PSD) parabenizaram o MTG-SC, destacaram a importância da preservação da cultura gaúcha e defenderam ações para fortalecer o movimento. Camilo Martins (Podemos) e Emerson Stein (MDB) também fizeram a entrega de moções para o MTG-SC, durante a homenagem realizada em plenário.
“A migração gaúcha foi muito importante no desenvolvimento de Santa Catarina”, destacou o deputado Zé Caramori. “Gaúcho, além de ser o gentílico de que nasce no Rio Grande do Sul, é o habitante dos pampas. Quando os gaúchos surgiram, não havia as fronteiras que conhecemos hoje.”
O parlamentar ressaltou a importância do tradicionalismo para o estado. “Representa família, arte, oportunidade. Os CTGs são entidades organizadas, de gente ordeira e trabalhadora. Os eventos geram movimento econômico, fazem inclusão social”, completou Zé Caramori.
Agência AL