Parlamento homenageia ex-secretário João José Cândido da Silva
A morte do ex-secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação João José Cândido da Silva, no último domingo (9), em Florianópolis, repercutiu entre os parlamentares durante a sessão ordinária desta terça-feira (11). O presidente da Assembleia Legislativa, Romildo Titon (PMDB), determinou que o Plenário observasse um minuto de silêncio em homenagem a Cândido, bem como ao ex-presidente do Tribunal de Justiça, João Eduardo de Souza Varella, que também morreu no último domingo.
O deputado Ismael dos Santos (PSD) destacou os diferentes cargos públicos ocupados por Cândido, como a secretaria-executiva do Ministério da Saúde, a chefia de gabinete do Ministério da Previdência, assessoria especial do Ministério da Educação, ministro interino da Saúde, secretário de estado da Saúde, secretário municipal de Saúde de Lages e Florianópolis. “Estava sempre buscando o melhor para Santa Catarina”, garantiu Ismael, citando como exemplo o apoio incondicional de Cândido ao programa Reviver, cujo objeto é o tratamento de viciados em drogas.
Para o deputado Dado Cherem (PSDB), Cândido era um otimista, apaixonado pelo SUS e com grande capacidade de trabalho. “Deixou a saúde com menos problemas do que quando entrou”, avaliou, ressaltando a descentralização dos serviços de alta complexidade. “Ele deixou algo para todos os catarinenses, era um técnico apaixonado pela vida pública”, definiu. Já o deputado Valmir Comin (PP) afirmou que Cândido era um “ser humano de bem”, que “deixou soluções para os problemas sociais do estado”.
Agência AL