Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/11/2012 - 17h47min

Escola do Legislativo dá início às atividades da 14ª edição do Parlamento Jovem

Imprimir Enviar
Parlamento Jovem - Foto: Carlos Kilian

Uma ampla programação faz parte da 14ª edição do Parlamento Jovem, que teve início na manhã de hoje (27) com atividades que se estendem até a próxima quinta-feira. Neste primeiro dia de encontro, os 40 deputados jovens oriundos de oito escolas do ensino fundamental de Santa Catarina participaram da palestra “O papel institucional da Assembleia Legislativa no Estado”, além de uma visita às dependências do Poder Legislativo e uma breve participação na sessão ordinária.
Realizado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, por intermédio da Escola do Legislativo Deputado Lício Maura da Silveira, o Programa Parlamento Jovem, implantado em 2005, por proposição da deputada Ana Paula Lima (PT), já atendeu mais de 500 estudantes com a proposta de estimular a participação da juventude na política. Segundo a parlamentar, a iniciativa de oportunizar os jovens de vivenciar a política de perto é acreditar na transformação da sociedade.
Ao considerar uma fase de aprendizado para os alunos, a coordenadora da Escola do Legislativo, Carla Pedrozo Vieira, destaca que o programa assegura o fortalecimento do Parlamento, sendo que futuramente os jovens participantes poderão ocupar uma cadeira no legislativo estadual. “A proposta oportuniza aos estudantes conhecer o verdadeiro papel dos três poderes: Legislativo, Executivo e Judiciário, possibilitando o exercício da democracia. A partir deste momento, a vida desses jovens se transforma, a visão dele sobre política muda, aliada ao conhecimento”, frisou.
Integrante do partido Amigos do Sul, o estudante Bruno Silva Marinho, da Escola Estadual Básica Ana Godin, de Laguna, expressou sua satisfação em participar do Parlamento Jovem. “Estamos tendo o privilégio de ver a política de outra forma, não apenas a política corrupta como estamos acostumados a ver na televisão. Neste período em que trabalhamos nossas propostas passamos a conhecer a política justa e trabalhada”, lembrou. Já a estudante Alana Sara Prado Walder membro do partido Jovem Estudante, representado pela Escola Estadual Básica Frei Caneca, de Lebon Régis, afirmou que uma das vantagens de participar do programa é poder fazer algo pelo seu município. Segundo a deputada jovem, Lebon Régis é muito esquecida pelas autoridades, lembrada apenas quando ocorre algum tipo de desastre natural ou criminalidade. “Mudar essa visão negativa foi nosso foco durante a elaboração de projetos que beneficiam o município. Entre as proposições, uma moção que solicita a instalação emergencial da RBS/TV e um projeto de lei que cria o Museu Estadual do Caboclo”, comentou.

Palestra
Em sua palestra “O papel institucional da Assembleia Legislativa”, o advogado Gerson Pamplona, chefe da Consultoria Legislativa da Assembleia, falou sobre as principais atribuições do Parlamento. Em sua breve explanação, Pamplona disse que elaborar leis e fiscalizar o ato dos demais poderes é um dos papéis desempenhados no poder. “Nossa intenção é fazer com que o estudante tenha uma visão clara do papel do Legislativo em relação à sociedade. Esse conhecimento prepara os jovens para o exercício da cidadania quando forem hábeis para exercer o voto”, ressaltou. (Tatiani Magalhães)

Escolas participantes
Escola Estadual Básica Padre Anchieta - Florianópolis
Escola Estadual Básica Ana Gondin – Laguna 
Escola Estadual Básica Deputado Nilton Kucker – Itajaí
Escola Estadual Básica Roland Harold Dornbusch – Jaraguá do Sul
Escola Estadual Básica Frei Caneca – Lebon Régis
Escola Estadual Básica Padre Izidoro Benjamin – Lindóia do Sul
Escola Estadual Básica Santa Cruz – Canoinhas
Sistema de Ensino Energia – Lages

Voltar