Parlamento homenageia Treze Tílias pelos seus 80 anos de fundação
A epopeia da vinda dos primeiros imigrantes, que sob a liderança do então ministro da Agricultura da Áustria, Andreas Thaler, fundaram Treze Tílias 80 anos atrás, foi celebrada na noite desta quinta-feira (10) em sessão solene promovida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Realizado na Sociedade Cultural e Artística Papuan-Socap, o evento reuniu parlamentares e lideranças políticas e empresariais. Na ocasião, também foi lançado o livro "Treze Tílias - O Tirol Brasileiro", do jornalista Moacir Pereira, e homenageadas diversas personalidades e entidades que contribuíram para o desenvolvimento do município.
O deputado Joares Ponticelli (PP), que conduziu o evento, ressaltou a importância da celebração, da qual participaram oito deputados estaduais. "Não são muitas as sessões solenes fora de Florianópolis em que podemos reunir tantos parlamentares. Estamos com cerca de 20% dos representantes da população no Legislativo estadual aqui nesta sessão, o que demonstra o carinho que temos por esta cidade". De acordo com Ponticelli, o grande prestígio alcançado pela pequena cidade do Meio Oeste catarinense, de pouco mais de 6 mil habitantes, está no afinco com que luta para preservar suas heranças culturais, que a coloca em destaque no país. Queremos agradecer Treze Tílias por manter cada vez mais reluzente este mosaico interétnico catarinense, que nos diferencia entre os estados brasileiros. Sem preservar seu passado um povo não pode prosperar e construir seu futuro".
Falando em nome dos demais deputados presentes, Romildo Titon (PMDB) afirmou que o município é um marco histórico de desenvolvimento, símbolo da garra dos imigrantes que elegeram o estado para viver e trabalhar. "Estamos aqui hoje para lembrar os feitos destes imigrantes, que em busca de novas alternativas, criaram uma cidade que trouxe um diferencial muito grande a Santa Catarina".
O deputado Reno Caramori (PP), proponente da sessão, acrescentou que em suas oito décadas, os trezetilienses desenvolveram uma economia sólida e diversificada, com destaque para o setor agroindustrial (lacticínios, cerveja e vinho) e turística. "Andreas Thaler certamente ficaria orgulhoso se pudesse ver Treze Tílias hoje. Se contemplasse os descendentes dos imigrantes nascidos na nova terra e que estão aqui presentes agora".
O Tirol Brasileiro
Outro destaque da sessão foi o lançamento do livro "Treze Tílias - O Tirol Brasileiro", do jornalista Moacir Pereira, que descreve a história da formação do município e traz novos fatos sobre a imigração austríaca e a vida do pioneiro Andreas Thaler. Para tanto, Moacir vasculhou arquivos oficiais, colheu depoimentos de personalidades locais e se deslocou até Wildschönau, na Áustria, cidade natal de Andreas Thaler, para entrevistar duas de suas filhas ainda vivas. "Entre os 38 livros que escrevi, este foi o que me deu mais trabalho, mas também o que mais proporcionou satisfação espiritual. Decidi não escrever o livro sem conhecer a terra natal do pioneiro, que lutou contra a mata virgem para erigir uma cidade".
Moacir, que tomou o primeiro contato com Treze Tílias há 41 anos, por meio de uma reportagem para a extinta revista Manchete, revelou que foi na ocasião que pela primeira vez foi empregada a expressão "O Tirol Brasileiro" para se referir à cidade situada no Vale do Rio do Peixe. Atualmente a alcunha é largamente conhecida e empregada até mesmo nas publicações oficiais da municipalidade local.
Na época, a reportagem foi lida por Bernardo Moser, então estudante na capital do Paraná, que anos depois voltou a Treze Tílias, onde atuou durante muitos anos como secretario de turismo. Foi na sua gestão que o município assumiu oficialmente a região do Tirol austríaco, com suas construções em estilo alpino, como referência. Atual maestro da Banda dos Tiroleses, Moser relembrou o caso durante a sessão solene e agradeceu a iniciativa de Moacir. "Toda Treze Tílias está agradecida pelo título desta matéria".
Também demonstrando gratidão ao jornalista por suas contribuições, o prefeito Mauro Dresch (PSDB) afirmou que o turismo local vem se aprimorado a cada ano, em volume de investimentos e em profissionalismo, envolvendo também outras etnias nos eventos realizados. "Cada vez mais Treze Tílias vai mostrar que é o Tirol brasileiro, onde os turistas ficam satisfeitos ao visitar e os seus habitantes em viver".
Também participaram do evento os deputados Neodi Saretta (PT), Marcos Vieira (PSDB), Altair Silva (PP), Moacir Sopelsa (PMDB) e Edison Andrino (PMDB); o secretário de Desenvolvimento Regional de Joaçaba, Ricardo Grando; a presidente da Câmara de Vereadores de Treze Tílias, vereadora Soraya Boesing Juchem (PP); o desembargador do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Edson Ubaudo, e a cônsul honorária da Áustria, Anna Linder Pichler.
A história do município
Fundada em 13 de outubro de 1933, com a vinda do primeiro grupo de imigrantes, a “Colônia Austríaca Dreizehnlinden” como era denominada à época, foi uma aposta do governo austríaco para contornar a grave crise econômica que se abatia sobre o país, oferecendo novas oportunidades aos seus agricultores, originários principalmente da região do Tirol. A região escolhida foi o Vale do Rio do Peixe, na região do Meio Oeste catarinense, para onde partiram entre 1933 e 1938, 14 levas de austríacos, somando aproximadamente 850 indivíduos. O nome da nova povoação foi inspirado no poema "Dreizehnlinden" de Friedrich Wilhem Weber, que significa Treze Tílias, em português.
Atualmente o município, de aproximadamente seis mil habitantes, destaca-se pela produção agroindustrial, com forte atuação no setor de laticínios. Mas é no turismo, entretanto, que o município se sobressai, com a arquitetura alpina preservada, grupos de danças folclóricas e de canto, bandas, além das esculturas em madeira, artesanato e gastronomia típica. A cultura tirolesa também é preservada por meio do dialeto alemão, que ainda é utilizado com frequência entre os habitantes do município.
Os homenageados:
- Ana Lindner Von Pichler - cônsul honorária da Áustria
- Antônio Carlos Altenburger prefeito deTreze Tílias de 1977 a 1982 e 1992 a 1996 (in memoriam), representado pela esposa, Maria Tereza Altenburger
- Afonso Dresch, prefeito de Treze Tílias de 1983 a 1988 e 1997 a 2000 (in memoriam), representado pela esposa, Ivone Elizabeth Dresch
- Os imigrantes, representados por Maria Martha Eberl
- Os pioneiros, representados por André Jacob Thaler
- Rudolf Illetschko, da gastronomia austríaca, representado pela esposa, Clotilde Kandler
- Rede hoteleira de Treze Tílias, representada por João Klotz
- Gotfredo Thaler, escultor (in memoriam) representado por sua esposa, Judite Thaler e filhas Ingrid, Astrid e Ellen
- Escola de Alemão Karl Ilg Schule, representada por Everton Altmeier
- Bernardo Moser - maestro da Banda dos Tiroleses de Treze Tílias
- Banda dos Tiroleses de Treze Tílias, representada por José Carlos Concatto
- Grupo de Danças Tirolesas Schuhplatter, representado por Elvida Felder
- Grupo de Danças Folclóricas Austríacas Lindental, representado por Walter Felder
- Grupo de Danças Folclóricas Austríacas Tiroler Platter, representado por Carlos Eduardo Rohler Felder
- Grupo de Danças Alemãs Westfalen, representado por Naiara de Oliveira
- Grupo de Danças Italianas Volare, representado por Deise Biava Farenzena
- Coral Hobbysanger, representado por Laura Gratt
- Coral Tiroler Echo, representado por Maria Silvane Fidler
- Coral Amicci Della Cantoria, representado por Liduvine Seconello
- Corpo de Bombeiros Voluntários de Treze Tílias, representado pelo seu presidente, Adelino Ferronato
Agência AL