Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/10/2013 - 18h25min

Livro resgata a história dos 80 anos de Treze Tílias

Imprimir Enviar

Marcado para o dia 10 de outubro, às 20 horas, na Sociedade Cultural e Artística Papuan-Socap, o lançamento do livro “Treze Tilias- O Tirol Brasileiro”, escrito pelo jornalista Moacir Pereira, em comemoração aos 80 anos da colonização austríaca em Santa Catarina.

O ato acontecerá durante sessão solene da Assembleia Legislativa do Estado e dentro da programação oficial da Tirolerfest.   Treze Tílias celebra 80 anos no dia 13 de outubro.

A obra traz entrevistas inéditas com as duas filhas vivas do fundador de Treze Tílias, que vivem atualmente na cidade de Oberau, Wildshönau, no Tirol Austríaco.  Há depoimentos, também, do prefeito local e do governador do Tirol.

Além de fatos históricos registrados em Santa Catarina e na Áustria, destacam-se dados atuais sobre aspectos artísticos, econômicos, culturais, turísticos  e sociais de Treze Tilias.

Uma longa entrevista com o maestro Bernardo Moser, há mais de três décadas o regente da famosa Banda dos Tiroleses,  relata acontecimentos inéditos sobre o penoso processo de colonização.  Moser é considerado “a alma artística de Treze Tílias”.

Outro destaque é dado às atividades desenvolvidas pela cônsul da Áustria em Santa Catarina, Anna Lindner von Pichler, que há muitos anos realiza um notável trabalho de voluntariado e assistência aos descendentes dos tiroleses.  Recebe na obra o título de “Leopoldina II”.

O livro tem 216 páginas, é fartamente ilustrado com fotos e documentos de Wildshonau e de Treze Tílias.

Prefaciado pelo governador Raimundo Colombo, cuja mãe é descendente dos tiroleses, e com comentário da cônsul Anna Lindner, o livro tem o selo da Editora Insular.

O slogan de Treze Tilias foi adotado a partir de título da reportagem “O Tirol Brasileiro”, publicada em abril de 1972 pela revista Manchete, do Rio de Janeiro, então de maior circulação nacional.

Voltar