Parlamento homenageia profissionais e entidades no Dia do Médico
A passagem do Dia do Médico e as contribuições dos profissionais de saúde para a melhoria da qualidade de vida da população foram celebradas na noite desta sexta-feira (18) com sessão solene promovida pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A cerimônia aconteceu no Canoinhas Tênis Clube, em Canoinhas, e reuniu parlamentares, lideranças locais e representantes de associações de classe. Na ocasião, foram homenageadas diversas personalidades e entidades que se destacaram no desempenho da medicina na região do Planalto Norte.
O 18 de outubro foi escolhido como o “Dia dos Médicos” por ser a data consagrada pela Igreja Católica a São Lucas, um dos quatro evangelistas do Novo Testamento, padroeiro da Medicina. Considerado um dos discípulos de Cristo de maior expressão intelectual, além de pintor, músico e historiador, São Lucas teria sido médico.
O proponente da sessão, deputado Antônio Aguiar (PMDB), que atuou durante anos como médico, revelou que o exercício da profissão, que exige proximidade e envolvimento com os problemas da sociedade, o despertou para a carreira política. "Estou deputado, mas sou médico por formação. Um médico que optou atuar na vida pública com a convicção que neste espaço também há meio de lutar pela melhoria da qualidade de vida das pessoas e da saúde".
O parlamentar destacou ainda o esforço dos profissionais e instituições de saúde para o aprimoramento dos serviços prestados e reafirmou seu compromisso com a região. "Trabalho intensamente pela valorização de especialidades médicas no Planalto Norte. Com a valorização dos centros médicos capacitados como aqui em Canoinhas, Porto União, Mafra e São Bento do Sul".
O prefeito de Canoinhas, Beto Faria (PMDB), fez uma homenagem especial ao trabalho realizado pelos médicos sanitaristas e de atenção básica, que, a seu ver, mudaram o perfil do atendimento hospitalar na região. "Há cerca de trinta anos era comum serem criados hospitais com 150 leitos em nossas cidades. De lá para cá a população quadruplicou e, mesmo assim, muitos destes leitos não chegam a ser ocupados, sinal de que a saúde da população evoluiu muito", disse.
Citando o exemplo do médico Antônio Merhy Seleme, um dos homenageados da noite pelos seus 50 anos de atuação na área, o prefeito de Três Barras, Elói Quege (PP), afirmou que a medicina envolve vocação, mas também uma grande dose de esforço e abnegação. "Quando nascemos, recebemos diferentes missões. A do médico é salvar vidas, operando milagres e trazendo esperança às pessoas. Existem muitas dificuldades e trabalho intenso neste caminho, mas vale a pena fazer o bem".
Também participaram do evento o deputado Sandro Silva (PPS); o juiz da Comarca de Canoinhas, Márcio Fontes; o prefeito de São Bento do Sul, Fernando Tureck (PMDB); o vice-prefeito de Canoinhas, Wilson Pereira (PMDB); o presidente da Câmara Municipal de Canoinhas, vereador Renato Pike (PR); o vereador de Canoinhas, Wilmar Sudoski (PSD); o secretário de Desenvolvimento Regional de Canoinhas, Ricardo Martins e a secretária de Saúde de Canoinhas, Telma Bley.
Os homenageados:
- Conselho Federal de Medicina (CFM), representado por Marcelo Galotti
- Associação Catarinense de Medicina (ACM), representado por Lincon Simas
- ACM Regional de Canoinhas Doutor Osvaldo de Oliveira, representado por Wagner Haroldo Pellagio
- ACM Regional de São Bento do Sul Celso Emíli Tagliari, representado pelo prefeito de São Bento do Sul, Fernando Tureck
- Conselho Regional de Medicina (Cremesc), representado por Edgard Vicente de Souza
- Sindicato dos Médicos de Santa Catarina (Simesc), representado por Aline Pangrats
- Diretoria Regional do Simesc em Canoinhas, representado por Edson Flavio Colla
- Maternidade Dona Catarina Kuss, representada por Luiz Bernardo Mann
- Hospital Santa Cruz de Canoinhas, representado por Mário Scheuer
- Unimed de Canoinhas, representada por Adriano de Aguiar
- Unimed de Porto União, representada pelo vereador Alceu Jung
- Fernando Tureck, prefeito de São Bento do Sul
- Julio Teddy Miranda Ascul, médico mais antigo de São Bento do Sul
- Antônio Merhy Seleme, médico com 50 anos de profissão
- Tércia Consuelo Oliveira, representante das mulheres médicas de Santa Catarina
- Antônio Luiz Dequech Seleme
- Elói José Quege
- Andrei de Moraes, responsável pela primeira captação de órgãos para transplante no Hospital Santa Cruz.
Agência AL