Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/05/2023 - 21h28min

Parlamento é palco da abertura da Semana Brasileira da Enfermagem

Imprimir Enviar
Evento ocorreu na noite desta sexta-feira, no Auditório Antonieta de Barros da Alesc
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

No Dia Mundial do Enfermeiro(a), a Associação Brasileira de Enfermagem - seção SC (Aben-SC) inaugurou, nesta sexta-feira (12), a 84ª edição da Semana Brasileira da Enfermagem, em evento no Auditório Deputada Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O tema do evento deste ano é “Valorização do Trabalho em Enfermagem com Desenvolvimento Sustentável", alinhado aos objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, com enfoque no bem viver.

Atualmente, há no Brasil mais de 2,8 milhões de profissionais da enfermagem, atuando em diferentes áreas da saúde. Só em Santa Catarina são cerca de 76 mil.

A presidente da Aben-SC, Jussara Gue Martini, destacou que os desafios da profissão ainda são inúmeros. “Falta reconhecimento e valorização para o profissional de enfermagem. Apesar da conquista recente do piso salarial, avalio que precisamos avançar ainda mais”, avalia.

Ela cita que entre os problemas, a proliferação de cursos a distância e a falta de participação política da categoria ganham destaque. “Precisamos ter representantes na vida pública que lutem pela nossa categoria”, comentou, destacando que 80% dos profissionais de enfermagem hoje são mulheres.

A solenidade de abertura contou com a palestra do diretor de comunicação da Aben-SC, Jean Bizarro, que destacou a trajetória das duas mulheres pioneiras na enfermagem, Florence Nightingale e Anna Nery. Em outra palestra, a professora da UFSC Soraia Dornelles Schoeller enfocou o tema “Das práticas de enfermagem para o Bem Viver”.

Saiba mais
A Semana Brasileira da Enfermagem ocorre entre 12 e 20 de maio por causa do nascimento da enfermeira Florence Nightingale, em 12 de maio de 1820, e do falecimento de Anna Nery, em 20 de maio de 1880.

As duas são consideradas unanimidades na enfermagem. Florence é conhecida mundialmente por ter sido pioneira da enfermagem moderna e também foi a primeira mulher e enfermeira a atuar numa guerra cuidando dos soldados feridos. Em virtude disso, o dia 12 de maio é definido como Dia Internacional da Enfermagem.

Já Anna Nery, que foi a pioneira da enfermagem no Brasil, seguiu os mesmos passos de Florence e também atuou em guerra no cuidado aos soldados feridos do conflito do Paraguai. Em alusão à data de seu falecimento, no dia 20 de maio, comemora-se no Brasil o Dia Nacional do Auxiliar e Técnico de Enfermagem.

(com informações de Deluana Buss, da TVAL) 

Valquíria Guimarães
Agência AL

Voltar