Parlamento celebra o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
Mais de 500 pessoas lotaram o Hall da Assembleia Legislativa durante as atividades alusivas ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O evento foi realizado na tarde desta quinta-feira (19) pela Associação Florianopolitana de Deficientes Físicos (Aflodef) e contou com apoio da Comissão dos Direitos da Pessoa com Deficiência e de diversas entidades sociais. Palestra, exposição e desfile de moda inclusiva encantaram os presentes.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP), lembrou dos avanços do Parlamento na luta pela causa da inclusão com ações efetivas. “Hoje é um dia histórico para esta Casa, que recebeu os primeiros 10 estudantes com deficiência no programa de estágio Alesc Inclusiva. Estamos um pouco mais com a consciência tranquila de dever cumprido, mas sabemos que precisamos fazer ainda muito mais. O poder público precisa assumir os anos de omissão que teve com as pessoas com deficiência”, destacou Ponticelli.
Diversos alunos de escolas especiais, familiares, professores, especialistas e simpatizantes da causa prestigiaram o evento na Assembleia. Eles assistiram a uma exposição do trabalho desenvolvido durante os 28 anos de existência da Aflodef. Outro destaque foi a palestra do professor Steven Dubner, sobre exemplos de pessoas com deficiência que superaram suas limitações por meio do esporte.
O deputado José Nei Ascari (PSD), que preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, destacou a importância das parcerias que viabilizam as ações planejadas para todo o estado. “Contamos com o apoio de muitas pessoas dedicadas pela causa e que se dedicam com trabalho voluntário. Mais do que criarmos leis, estamos perseguindo o cumprimento destas leis”, observou José Nei.
Segundo o presidente da Aflodef, José Roberto Leal, O IBGE aponta que 27,2% da população brasileira tem algum tipo de deficiência. “Acredito que a partir de agora, com este tipo de parceria, vamos alcançar mais qualidade de vida a todos”, disse Leal.
O vice-governador, Eduardo Pinho Moreira (PMDB), também prestigiou o evento e destacou a iniciativa do Parlamento. “Parabéns a Assembleia Legislativa que promove políticas públicas em respeito aos direitos da pessoa com deficiência”, declarou.
Desfile de moda inclusiva
Para finalizar as atividades, foi promovido um desfile de moda inclusiva, com a participação do ator Kadu Moliterno, defensor da causa. Os 13 modelos deficientes apresentaram vários looks especiais. Karina Carvalho, que tem uma loja de moda inclusiva em Goiânia, foi responsável pelo desfile.
“É um trabalho conceitual. Além de roupas apropriadas a deficiências físicas, temos um atendimento especial e a loja é adaptada. Vai além de uma peça de roupa em si. Para deficientes visuais, por exemplo, trabalhos com tecidos e acessórios para que o cliente possa sentir a roupa que está vestindo”, explicou Karina.
Rádio AL