Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
06/02/2013 - 17h27min

Parlamentares ressaltam importância da Via Rápida de Criciúma para o Sul

Imprimir Enviar
Obras da Via Rápida foram iniciadas oficialmente na terça-feira (5)

Os deputados que representam o Sul do estado na Assembleia Legislativa são unânimes na afirmação que a construção da Via Rápida (SC-446), a nova ligação viária entre Criciúma e a BR-101, trará inúmeros benefícios à economia da região. Eles participaram do evento que deu início às obras, na tarde de terça-feira (5), em Criciúma.

Para os parlamentares, o empreendimento é o resgate de uma dívida que o governo estadual tinha com o Sul de Santa Catarina. Eles não pouparam agradecimentos ao governador Raimundo Colombo (PSD) e ao secretário de Infraestrutura, Valdir Cobalchini, que é deputado estadual licenciado.

Impacto na mobilidade urbana
José Milton Scheffer (PP) considera a Via Rápida uma obra estratégica para a região. “É um avanço em termos de mobilidade e planejamento urbano. É algo que vai melhorar a região econômica e socialmente”.

Para Dóia Gugliemi (PSDB), a Via Rápida, ao melhorar o trânsito, representa um avanço na mobilidade urbana na região metropolitana de Criciúma, beneficiando também todo o Sul catarinense. “É uma obra de magnitude, uma das mais importantes do Estado no momento”.

Manoel Mota (PMDB) classificou o início das obras como um momento importante para o Sul do estado. Ele também aguarda com ansiedade o anúncio do início das obras da Rodovia Interpraias, que servirá como alternativa à BR-101. “A população é que vai ganhar porque é uma obra para desafogar a 101 e vai mostrar o potencial turístico que temos em Santa Catarina. São obras importantes assim que o Sul espera do governo e agradece ao governo”, afirmou Mota.

O presidente do Legislativo, deputado Joares Ponticelli (PP), ressaltou que a Via Rápida vai beneficiar todo o Sul de Santa Catarina. "Essa obra não vai beneficiar apenas Criciúma e Içara. Beneficia diretamente 12 cidades e tem impacto em toda a região porque Criciúma é uma cidade polo, cidade líder do Sul do estado".

Economia de tempo
Valmir Comin (PP) ressaltou a agilidade que a Via Rápida proporcionará no deslocamento entre Criciúma, a BR-101 e o Aeroporto de Jaguaruna. “Com oito minutos você vai poder sair do Centro de Criciúma e vai conseguir acessar a 101. Mais dez minutos você vai estar no aeroporto regional”.

Comin também considerou que a obra evitará a fuga de empresas da região. “Ela dá segurança jurídica aos investidores, mesmo porque, com o advento da duplicação da BR-101, Criciúma precisa ter um canal direto de ligação com a 101”.

Para José Nei Ascari (PSD), além da questão da mobilidade e do desenvolvimento da região, a obra da Via Rápida revela a preocupação do Estado com o desenvolvimento ordenado do Sul catarinense.  “A obra causa impacto sobre todos os municípios da região que tem na cidade polo do Sul uma referência importante na prestação de serviços”. (com a colaboração de Marcelo Espinoza)

Ludmilla Gadotti
Rádio AL

Voltar