Deputados participam do lançamento das obras da Via Rápida de Criciúma
Foram lançadas oficialmente, no início na tarde desta terça-feira (5), as obras para a construção da nova ligação viária entre Criciúma e a BR-101, no Sul do estado, a chamada Via Rápida (SC-446). O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Joares Ponticelli (PP), participou do evento, que teve a presença do governador Raimundo Colombo (PSD) e do vice-governador Eduardo Pinho Moreira (PMDB). Os deputados que representam o Sul do estado também compareceram.
Segundo o governo estadual, o novo acesso à Criciúma custará quase R$ 93 milhões, financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Serão 12,7 quilômetros de rodovia duplicada, que se iniciam na região da Grande Próspera e passam por Içara, até chegar à BR-101. A previsão é que as obras sejam concluídas em três anos.
A obra faz parte do Pacto por Santa Catarina, pacote de investimentos na malha viária, anunciado pelo governador no ano passado. O objetivo é desafogar o trânsito da rodovia SC-445, principal ligação entre Criciúma e a BR, atendendo uma das principais reivindicações da região.
Benefícios para o Sul
Ponticelli ressaltou que a Via Rápida vai beneficiar todo o Sul de Santa Catarina. "Essa obra não vai beneficiar apenas Criciúma e Içara. Beneficia diretamente 12 cidades e tem impacto em toda a região porque Criciúma é uma cidade polo, cidade líder do Sul do estado".
O presidente da Assembleia também comentou sobre a necessidade de conclusão das obras do Aeroporto Regional de Jaguaruna, considerada outra obra importante para a infraestrutura da região. "É um momento próspero. Estou muito feliz de participar da Presidência da Assembleia justamente neste momento".
Os deputados Manoel Mota (PMDB), Valmir Comin (PP), José Nei Ascari (PSD), José Milton Scheffer (PP) e Dóia Guglielmi (PSDB), que têm base eleitoral do Sul do estado, também participaram do lançamento das obras.
Sala de Imprensa