Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
24/02/2015 - 19h05min

Paralisação nas rodovias é pauta na reunião da Comissão de Agricultura

Imprimir Enviar
Comissão de Agricultura debate paralisação nas rodovias

O movimento dos caminhoneiros que, desde a semana passada, paralisa o transporte de cargas no país, foi também pauta da primeira reunião da Comissão de Agricultura e Política Rural, na atual legislatura, ocorrida na tarde desta terça-feira (24), na sala de imprensa da Assembleia Legislativa. Uma moção, proposta pelo deputado José Milton Scheffer (PP), vice-presidente da comissão, pedindo ação das autoridades do Executivo Estadual e Federal, será encaminhada por meio da comissão. “Vamos pedir providências para proteger a agroindústria e a agricultura familiar. Acho a paralisação justa, mas precisamos escoar a produção, principalmente dos produtos perecíveis”, avaliou o parlamentar.

De acordo com Scheffer, a grande preocupação de todos os membros da Comissão de Agricultura é relativa aos efeitos que o movimento esta causando e o prejuízo para a agricultura nesse momento, principalmente no oeste catarinense. “Só para dar um exemplo, são mais de três milhões de aves transportadas diariamente. Os produtores precisam de insumos e a indústria também começa a ficar asfixiada com a paralisação nos transportes”.

Uma reunião com o Secretário de Estado da Agricultura, Moacir Sopelsa, também ficou acertada para avaliar os riscos no estado e conhecer as ações da secretaria em relação ao que está acontecendo e qual apoio está sendo oferecido aos agricultores. “Precisamos resolver os impasses relativos aos caminhoneiros e, ao mesmo tempo, proteger os interesses dos agricultores de Santa Catariana que estão sendo severamente atingidos”, concluiu José Milton.

O presidente da comissão, deputado Natalino Lázare (PR), afirmou que, enquanto parlamentares, os membros da comissão têm a responsabilidade de intermediar as soluções para este caso. “Precisamos acionar as autoridades competentes para que, através do diálogo, resolvam os impasses do movimento”.


Adulteração do leite

Os casos de adulteração do leite, no oeste do estado, acontecidos ano passado, ainda repercutem na pauta da comissão. Ofícios enviados pelas Câmaras Municipais de várias cidades do oeste chegaram à comissão, pedindo providências. Em relação ao assunto, ficou decidido agendar uma outra reunião com o Secretário de Agricultura, membros da Sidasc e Ministério da Agricultura para saber quais medidas estão sendo tomadas e repassar as informações às câmaras.

Michelle Dias
Agência AL

Voltar