16/05/2009 - 21h00min
Palhoça marca presença no FIMC
Colonizado por açorianos e alemães, Palhoça apresenta as suas peculiaridades no 2º Festival de Integração Multicultural Catarinense (FIMC). Com cerca de 130 mil habitantes, o maior produtor de mariscos do país é caracterizado pelas suas praias, conhecidas nacionalmente, a Serra do Tabuleiro, a gastronomia e o artesanato tipicamente açoriano. O diretor de cultura, vinculada à Secretaria de Turismo, Cultura, Desporto e Lazer de Palhoça, Manoel Donizete Velho, visitou o estande da Assembleia Legislativa para divulgar as atrações do município.
A presença açoriana está marcada em cada atividade retratada no Festival, como os engenhos em miniatura, o artesanato em cerâmica e madeira em tecido. Palhoça é um dos municípios que tem maior crescimento populacional no estado: em quatro anos, a população saltou de 80 mil para 120 mil habitantes. “Este festival é fantástico, e faz a integração entre os municípios, que muitas vezes conhecemos só de ouvir falar”, observou.
Entre os projetos do município voltados para a cultura, está a 16º Festa da Cultura Açoriana Catarinense (Açor), que será realizada no município, no primeiro fim de semana de outubro. A festa, totalmente açoriana, vai divulgar a cultura deste povo distribuído em 48 municípios litorâneos. O ponto forte do encontro será a gastronomia e a cultura. (Denise Arruda Bortolon/Divulgação Alesc)