Ocesc é homenageada e reivindica lei estadual para o cooperativismo
Em comemoração ao Ano Internacional das Cooperativas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), a Assembleia Legislativa realizou na noite desta segunda-feira (17), no Plenário Deputado Osni Régis, uma sessão especial em homenagem à Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (Ocesc). O evento foi promovido pela Frente Parlamentar do Cooperativismo da Assembleia Legislativa (Frencoop/SC).
A instituição homenageada representa 261 cooperativas e cerca de 1,3 milhão de associados em todo o estado. Segundo o presidente da Ocesc, Marcos Antônio Zordan, em 2011, o cooperativismo catarinense teve um crescimento de 17% em receita operacional bruta, totalizando mais de R$ 14 bilhões.
O deputado Reno Caramori (PP), vice-presidente da Frencoop/SC, destacou a importância do setor para o estado. “Temos que nos orgulhar das cooperativas catarinenses, que atuam em diversos segmentos e são um exemplo para o Brasil”, disse.
Legislação específica para o setor
Na opinião do presidente da Ocesc, o Ano Internacional das Cooperativas promove a valorização do segmento e representa o reconhecimento pela contribuição do cooperativismo para o desenvolvimento socioeconômico. Em seu discurso, Zordan cobrou a aprovação de uma lei cooperativista em Santa Catarina.
“Somos considerados um dos melhores do país e não temos uma legislação específica. Não queremos regalias e vantagens, desejamos ser parceiros do Estado e da sociedade para ajudar a delinear um futuro melhor. O cooperativismo tem o papel de construir uma sociedade mais justa, com foco nas pessoas”, salientou.
O presidente da Frencoop/SC e autor da proposição que motivou a sessão especial, deputado Moacir Sopelsa (PMDB), reafirmou o compromisso do Poder Legislativo com a principal reivindicação do setor cooperativista. “Desde que assumimos a Frente Parlamentar, pleiteamos que venha do Executivo uma proposta de lei do cooperativismo. Assim que o projeto der entrada nesta Casa, vamos trabalhar unidos para aprovar esta lei em Santa Catarina”.
Ao final da solenidade, o parlamentar foi agraciado com a moeda símbolo do Ano Internacional das Cooperativas, que teve de edição limitada no Brasil.
Avanços e desafios
Representando a Frente Parlamentar do Cooperativismo do Congresso Nacional (Frencoop), o deputado federal Odacir Zonta (PP-SC) abordou em seu pronunciamento os avanços conquistados pelo setor e os desafios a serem superados.
“O cooperativismo tem prestado no Brasil e em Santa Catarina um grande trabalho, tem construído a paz, o desenvolvimento e a inclusão social. Mas ainda temos muitos desafios pela frente. Acredito que o principal é ter as frentes parlamentares implantadas nas Câmaras de Vereadores para defender e difundir o cooperativismo”, ressaltou.
A solenidade foi prestigiada pelos deputados Dirceu Dresch (PT), José Milton Scheffer (PP), Mauro de Nadal (PMDB) e Romildo Titon (PMDB). O secretário-adjunto de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies, representou o governador Raimundo Colombo na sessão especial. (Ludmilla Gadotti)
Homenageados
O Parlamento catarinense homenageou a Ocesc e oito instituições por contribuírem para o crescimento e fortalecimento da organização das cooperativas no estado. Durante a solenidade, foram entregues certificados e moedas comemorativas a 12 cooperativas catarinenses. Confira a relação completa dos homenageados:
- Organização das Cooperativas do Estado de Santa Catarina (representada por Marcos Antônio Zordan)
- Federação das Cooperativas Agropecuárias do Estado de Santa Catarina (representada por Luiz Vicente Suzin)
- Federação das Cooperativas de Energia do Estado de Santa Catarina (representada por Nilso Pedro Pereira)
- Unimed do Estado de Santa Catarina – Federação Estadual das Cooperativas Médicas (representada por Edevard José de Araújo)
- Federação das Cooperativas Odontológicas do Estado de Santa Catarina (representada por Rubens Renato Weidgenant)
- Cooperativa Central de Crédito de Santa Catarina (representada por Rui Schneider da Silva)
- Cooperativa Central de Crédito de Urbano (representada por Gelásio Gomes)
- Cooperativa Central de Economia e Crédito Mútuo das Unicreds de Santa Catarina Ltda (representada por Vladimir Andrade Duarte)
- Cooperativa Central Aurora Alimentos (representada por Hélio Casarin)
- Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados de Itapiranga – Creditapiranga (1º lugar em nível nacional na categoria Comunicação e Difusão do Cooperativismo)
- Unicred Litoral e Norte Catarinense (2º lugar em nível nacional na categoria Atendimento e referência estadual com os projetos Benefício e Desenvolvimento Sustentável)
- Cooperativa de Crédito de Livre Admissão de Associados dos Vales do Itajaí e Itapocú e do Litoral Norte de Santa Catarina (2º lugar em nível nacional na categoria Fidelização e referência estadual com os projetos Comunicação e Difusão do Cooperativismo e Inovação e Tecnologia)
- Cooperativa de Produção e Consumo Concórdia (3 º lugar em nível nacional na categoria Benefício)
- Sicoob Transcredi (projeto Cooperativa Cidadã)
- Cooperativa Central Aurora Alimentos (projeto Desenvolvimento Sustentável)
- Coopercarga (projetos Inovação e Tecnologia, Benefício e Desenvolvimento Sustentável)
- Sicoob São Miguel (projetos Comunicação e Difusão do Cooperativismo e Desenvolvimento Sustentável)
- Cooperativa de Produção e Abastecimento do Vale do Itajaí (projetos Comunicação e Difusão do Cooperativismo, Desenvolvimento Sustentável e Fidelização)
- Sicoob Central Santa Catarina e Rio Grande do Sul (projeto Cooperativa Cidadã)
- Unimed Litoral (projeto Cooperativa Cidadã)
- Unimed de Brusque (projeto Desenvolvimento Sustentável)
Rádio AL