Nova diretoria da Fecam toma posse na Assembleia Legislativa
Uma solenidade, realizada na manhã desta terça-feira (8) na Assembleia Legislativa, marcou a posse do prefeito de Orleans, Jorge Luiz Koch, como novo presidente da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam) para a gestão 2022-2023.
O ato aconteceu na Sala dos Prefeitos Deputado Genésio de Souza Goulart, localizada no Palácio Barriga Verde, e contou com a presença do presidente da Alesc, deputado Moacir Sopelsa (MDB), parlamentares e gestores municipais.
O governador do Estado, Carlos Moisés (sem partido), e representantes de outros poderes e órgãos públicos também participaram do evento por meio de videoconferência.
“Quero saudar o nosso presidente e toda a sua diretoria que ora assumem. Agradecer às gestões anteriores por todas as parcerias que já fizemos antes através da Fecam, e convidá-los a estar conosco no dia a dia da gestão pública, alinhando procedimentos e construindo soluções para que Santa Catarina se torne um estado cada vez melhor, um grande estado, um modelo para a federação das nossas ações, em harmonia com os poderes e órgãos públicos e as administrações municipais”, disse Moisés.
Em seu pronunciamento, o presidente da Alesc, deputado Moacir Sopelsa, destacou a importância das administrações municipais para a vida do cidadão, observando que é nas cidades em que as pessoas vivem e demandam por serviços e ações em áreas como saúde, educação e infraestrutura.
Neste sentido, ele frisou que a Fecam exerce papel fundamental ao congregar as 295 prefeituras catarinenses e também em aproximá-las dos deputados estaduais, razão pela qual a Assembleia Legislativa cedeu para a entidade um espaço em sua sede.
Ao final, Sopelsa desejou uma boa gestão a Jorge Luiz Koch, manifestando o desejo de que seja marcada por um trabalho em conjunto com o Parlamento estadual. “Parabéns à Fecam e que você tenha muito sucesso, junto a toda a sua equipe. É isso que nós esperamos e a Assembleia estará sempre de portas abertas para recebê-lo.”
Também enviaram cumprimentos à nova diretoria da Fecam o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, desembargador João Henrique Blasi; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, José Nei Ascari; o subprocurador-geral de Justiça do Ministério Público de Santa Catarina, Fábio de Souza Trajano; e o senador Dário Berger (MDB).
Sistema de informática e seminários
Já empossado como presidente da Fecam, Koch afirmou que o seu principal objetivo nos próximos dois anos é fortalecer a entidade junto aos municípios, por meio de medidas tomadas em conjunto com os demais membros da diretoria executiva e conselheiros.
Na ocasião, ele anunciou as duas primeiras ações planejadas. “Nós temos uma plataforma de informática que construímos pela Fecam e estamos entregando esse serviço lá na ponta. No segundo semestre também vamos recuperar aqueles seminários que tínhamos em 2018, em que chamamos todos os prefeitos e secretários para um grande encontro, com diversas câmaras temáticas.”
Confira a nova composição dos conselhos
Conselho Executivo
Presidente: Jorge Luiz Koch – Orleans – AMREC – Sul
1º Vice-Presidente: Oscar Martarello – Xanxerê – AMAI – Oeste
2º Vice-Presidente: Élcio Rogério Kuhnen – Camboriú – AMFRI – Litoral
3º Vice-Presidente: Caio César Treml – Rio Negrinho – AMUNESC – Norte
1º Tesoureiro: José Constante – Agrolândia – AMAVI – Vale do Itajaí
2º Tesoureiro: Nilvo Dorini – Capinzal – AMMOC – Meio Oeste
1º Secretário: Sônia Salete Vedovatto – Monte Carlo – AMPLASC – Serra e Planalto
2º Secretário: Ivan José Canci – Anchieta – AMEOSC -Extremo Oeste
Conselho Fiscal
AMERIOS – Luzia Iliane Vacarin – Cunha Porã
AMOSC – Névio Antônio Mortari – Paial
AMAUC – Vanderlei Canci (Fuminho) – Irani
AMUREL – Agnaldo Filippi – Pedras Grandes
AMURC – Alessandra Aparecida Garcia – Santa Cecília
AMPLANORTE – Jean Carlo Medeiros de Souza – Monte Castelo
AMESC – Moacir Francisco Teixeira – São João do Sul
Agência AL