Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/12/2012 - 17h37min

Na tribuna, deputados abordam problemas climáticos e greve na saúde

Imprimir Enviar
Sessão ordinária desta quarta-feira (5)

Os problemas climáticos voltaram a ser assunto na tribuna do Parlamento catarinense. Na sessão desta quarta-feira (5), o deputado Neodi Saretta (PT) chamou atenção para a seca que já atinge alguns municípios do Oeste e Meio-Oeste. Entre as cidades citadas, estão Lindoia do Sul, Videira, Seara e Arabutã.
Saretta cobrou ações imediatas do poder público para amenizar os efeitos da estiagem e lembrou que a Assembleia Legislativa aprovou no primeiro semestre deste ano mais de R$ 60 milhões para a o desenvolvimento de ações e programas de prevenção a esses efeitos. O parlamentar também cobrou agilidade dos órgãos estaduais na realização de obras preventivas. Citou como exemplo uma obra em Arabutã que ainda não foi iniciada por causa da demora na concessão da licença ambiental pela Fatma.
“Esses órgãos não podem fazer chover, mas que façam um trabalho ágil na liberação das licenças”, comentou.
Já o deputado Padre Pedro Baldissera (PT) comentou sobre os estragos feitos pelo temporal que atingiu o município de Ponte Alta, no Meio Oeste, no último domingo (2). O parlamentar foi até o município e constatou que os prejuízos chegam a R$ 30 milhões. “Além de levar uma palavra de solidariedade e ânimo, fomos compartilhar e apontar alternativas para se buscar o mais rápido possível as saídas para devolver a autoestima e o bem-estar daquelas centenas de pessoas desabrigadas”.

 

Elogios à Polícia Militar
O deputado Kennedy Nunes (PSD) vai apresentar moção parabenizando a Polícia Militar de Santa Catarina pela atuação na prevenção e no combate aos ataques ocorridos às forças de segurança e a ônibus, entre os dias 12 e 18 de novembro, em 17 cidades catarinenses. Ele elogiou o papel desempenhado pela corporação.
“A PM mostrou-se confiável nas crises, garantindo que o cidadão seja prontamente atendido em situações em que reinar o caos social. Ofereceu respostas rápidas e eficazes e mostrou que está preparada”, disse.
O discurso de Kennedy foi elogiado pelo deputado Sargento Amauri Soares (PDT) que revelou a iniciativa de muitos policiais da reserva em se reapresentarem aos quartéis para auxiliar a PM a conter os ataques.

Greve da saúde
Neodi Saretta demonstrou preocupação com os rumos da greve dos servidores da saúde, que chega a 44 dias. Ele criticou a falta de ações do governo para buscar o entendimento com os servidores e os prejuízos sofridos pela população que depende do atendimento. “Dá pra entender que o governo não quer realmente que a população seja atendida”, disse. Para o parlamentar, apenas a aplicação de mais recursos do orçamento na saúde resolverá o problema.
Sargento Amauri Soares destacou a presença do secretário estadual da Saúde, Dalmo Claro de Oliveira, em audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira (5) na Assembleia. O deputado cobrou que o governador desista de transferir os hospitais para as OS e definir gestores públicos para gerir o sistema de saúde. “Esperamos que não se passe o Natal e o Ano Novo nessas condições”, declarou.

Infraestrutura
O líder da bancada do PP, deputado Silvio Dreveck, comentou o estudo divulgado na semana passada pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) a respeito da conclusão da duplicação da BR-101 Sul em 2017. “Isso nos deixa um pouco frustrados”, resumiu.
Ele voltou a cobrar investimentos públicos em infraestrutura que aumentem a competitividade da indústria brasileira e promovam um crescimento expressivo do PIB. Dreveck também pediu a adoção de um modelo adequado de concessão para a iniciativa privada possa ter segurança e retorno em seus investimentos.
Em aparte, Altair Guidi (PPS) concordou com o líder pepista e fez críticas à maneira como a presidente Dilma Rousseff vem conduzindo os investimentos e a política econômica no país.

Dia Internacional do Voluntariado
Os deputados Ismael dos Santos (PSD) e Serafim Venzon (PSDB) destacaram a comemoração do Dia Internacional do Voluntariado, nesta quarta-feira (5). Para Ismael, o voluntariado merece elogios por exigir coragem, compaixão, compromisso e disposição das pessoas para aliviar o sofrimento do próximo.
Já Venzon chamou a atenção para a importância do voluntariado na assistência social. “O ideal seria que a assistência social fosse encampada como política de inclusão social e não apenas como ação misericordiosa”, afirmou.

Congresso Estadual dos Vereadores
Ismael, Venzon e Maurício Eskudlark (PSD) comentaram sobre o Congresso Estadual dos Vereadores, organizado pela Uvesc, que está sendo realizado na Assembleia Legislativa. Eskudlark destacou a importância dos vereadores para a democracia e mostrou-se contrário a redução no número de cadeiras nas câmaras municipais.
“O que se deve reduzir são os repasses de recursos às câmaras. Os vereadores em maior número garantem maior representatividade às comunidades”, disse.

Livro sobre Luiz Carlos Prestes
Sargento Amauri Soares destacou o lançamento, nesta quinta-feira (6), do livro "Luiz Carlos Prestes - O Combate Por Um Partido Revolucionário - 1958/1990", pela autora e professora da UFRJ, doutora Anita Leocádia Prestes. O deputado destacou a presença de Anita na sessão e a importância de Luiz Carlos Prestes na história do país. 

 

Voltar