Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
11/01/2017 - 13h05min

Consumo responsável de água exige mudança de hábitos

Imprimir Enviar
Foto: Arquivo/Guto Kuerten/Agência AL

Mudança de hábitos: essa é a proposta da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) em relação ao uso consciente da água, especialmente nesta época do ano, quando o número de pessoas dobra em diferentes localidades atendidas pela empresa. Com base nas médias mensais registradas pela Casan durante o verão, é significante o aumento do consumo de água concentrado, principalmente na região da Grande Florianópolis.

Para representar a economia que pode ser alcançada diretamente com a mudança de hábito, o engenheiro sanitarista Bruno Kossatz destaca que, numa escala de 400 mil habitantes, como Florianópolis, se cada um economizar 10 litros de água por dia, vai gerar uma economia de 4 milhões de litros de água, o suficiente para abastecer um bairro de 20 mil habitantes. O resultado dessa ação, segundo ele, é fruto de atitudes simples, que influenciam diretamente na economia de água e, consequentemente, no orçamento familiar.  

Com dicas para evitar o desperdício, Bruno alerta que, para as atividades que necessitem da utilização de água, é fundamental colocar a consciência em primeiro lugar. Isso vale para atividades domésticas, como lavar roupa ou louça. Em máquinas de lavar, é necessário que o eletrodoméstico esteja operando na sua capacidade máxima, uma vez que a quantidade de água utilizada será a mesma sempre.      

Ao acreditar na mudança de atitude do consumidor, Bruno reforça que atividades como tomar banho, escovar os dentes, lavar os cabelos e fazer a barba devem ser feitas com a torneira desligada após o primeiro enxágue. "A cada um minuto com a torneira desligada durante essas pequenas atividades é possível economizar até 20 litros de água", informou. "Já para atividades maiores, como lavar carros ou calçadas com a mangueira ligada por um período de 15 minutos resulta no consumo de 240 litros", alertou.

Orientações para conter o desperdício

  • Não tome banhos demorados.
  • Cheque vazamentos e não deixe torneiras pingando.
  • Antes de lavar pratos e panelas, limpe os restos de comida com uma escova, toalha de papel, guardanapo ou esponja e jogue no lixo.
  • Deixe pratos e talheres de molho antes de lavá-los. Ensaboe toda a louça e depois enxágue todas as peças.
  • Em vez da mangueira, use vassoura e balde para lavar pátios e quintais.
  • Aproveite a água da chuva para regar as plantas e o jardim. Opte por regar as plantas de manhã cedo ou no fim do dia.
  • Respeite a capacidade do imóvel: se uma residência foi projetada para seis pessoas, sua capacidade de abastecimento de água também está dimensionada para essa ocupação.
  • A reserva domiciliar é fundamental para evitar a falta de água em uma residência. Para definir o tamanho da caixa de água, considere 200 litros por dia por pessoa. E lembre-se: se você aluga seu imóvel ou recebe muitos familiares, é importante aumentar a reserva.
Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar