Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
21/11/2012 - 10h55min

Movimento cristão é homenageado pela Assembleia Legislativa

Imprimir Enviar
Padre Antônio Silva, pároco de Sombrio, um dos homenageados

O Movimento de Cursilhos de Cristandade (MCC) recebeu homenagem pelos seus 50 anos de atuação no Brasil e 42 anos de presença em Santa Catarina, na noite desta terça-feira (20), em sessão especial na Assembleia Legislativa. A solenidade foi proposta pelo deputado José Milton Scheffer (PP) e contou com a presença do deputado Silvio Dreveck (PP), que representou os demais deputados.
José Milton destacou que não há como deixar de registrar o MCC como uma fórmula de evangelização de sucesso. “Vivemos em uma sociedade que perde, a cada dia, os valores básicos da cultura da paz. Os problemas são cada vez mais complexos e as pessoas encontram-se mais perdidas neles. O movimento de cursilhos é um contraponto, uma forma de levar ao povo uma mensagem de que não está só”.

“Levar alegria para a sociedade”
Um dos homenageados, Dom Wilson Tadeu Jönck, arcebispo da Arquidiocese Metropolitana da Região Sul 4, lembrou significado do movimento. “O movimento de cursilhos é o anúncio do que há de central na mensagem cristã. Seu grande papel é o de resgatar a vivência cristã e levar alegria para a sociedade”.
Para o padre Antônio Vander da Silva, pároco de Sombrio, também homenageado, “a vida concedida por Deus e aceita pelos pais é uma forma de vislumbrar o bem. Esta é a base que deve estar no coração de cada um. Os encontros de cursilhistas lembram esse bem”. Padre Antônio registrou o engajamento do deputado proponente e sua vivência cristã.
Silvano Cláudio Pereira, coordenador estadual do MCC, resgatou a história do movimento. Marum Mellem Jacob Neto, representante do Grupo Executivo Nacional, afirmou que os participantes se fortalecem com a oração, com as aulas e como seres humanos de bem. “A alegria faz parte da essência do movimento”, ressaltou.
Ao final da sessão, o Grupo Executivo Diocesano de Blumenau executou música em homenagem ao movimento.

O que é o Movimento de Cursilhos de Cristandade
O MCC é um movimento eclesial católico. Consiste no anúncio da mensagem cristã às pessoas que participam do Cursilho, para torná-las aptas a anunciar a Boa Nova, levando-as a um encontro consigo mesmas, com Jesus Cristo e com as realidades do mundo nas quais estão imersas.
O movimento teve início na Espanha nos anos 30 do século passado, por meio da Juventude da Ação Católica Espanhola (Jace), da Diocese de Palma de Maiorca. Chegou ao Brasil em 1962, pelos missionários espanhóis na cidade de Valinhos, em São Paulo, e se expandiu por todo o país.  (Michelle Dias)

Os homenageados:

  • Dom Wilson Tadeu Jönck, arcebispo da Arquidiocese Metropolitana da Região Sul 4
  • Marum Mellem Jacob Neto, representante do Grupo Executivo Nacional
  • Silvano Claudio Pereira, coordenador estadual do MCC
  • Dom Jacinto Inácio Flach, bispo da Diocese de Criciúma
  • Padre Antônio Vander da Silva, pároco de Sombrio
Voltar