Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/09/2018 - 15h47min

Memória SC – Prevenção de incêndios e preservação dos museus no estado

Imprimir Enviar
Museu Cruz e Sousa é um dos 256 existentes em Santa Catarina

O incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro* acendeu o alerta vermelho para a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural brasileiro. Nossa memória está, fundamentalmente, inserida nos espaços dos museus. Cuidar dessa memória é garantir o entendimento do presente e buscar alternativas para o futuro.

O Brasil tem 3.788 museus, segundo o site oficial do governo. São museus federais, estaduais, municipais e privados. Desse total, São Paulo tem 668; Rio Grande do Sul, 468; Minas Gerais, 432; Rio de Janeiro, 325 e Santa Catarina, 256 – quinto estado do país em número de museus.

Para que nossa memória seja preservada, o Colegiado das entidades de arquitetura em Santa Catarina, em reunião no Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU/SC, resolveu montar um grupo de ação visando estudar a realidade da situação dos museus no estado. CAU/SC, Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB/SC, Sindicato dos Arquitetos de Santa Catarina – SASC e Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura - Asbea irão convidar o Corpo de Bombeiros, Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura - CREA, Associação de Restauro, Ministério Público do Estado, Assembleia Legislativa e outros órgãos estaduais e promover um amplo e rápido levantamento e um plano de ação.

Para tratar do tema, a Agência AL vai publicar uma série de matérias especiais no mês de setembro. Uma matéria por semana, a partir desta semana, vai mostrar a situação dos principais museus em relação à prevenção de incêndios e preservação do patrimônio. Especialistas, funcionários, entidades e historiados serão entrevistados.

___________________________________________________________________

*Vinculado à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Museu Nacional é a mais antiga instituição científica do Brasil e, até setembro de 2018, figurou como um dos maiores museus de história natural e de antropologia das Américas. Infelizmente, por problemas de orçamento, gestão e alguns outros desconhecidos, grande parte do patrimônio que foi a residência oficial dos imperadores portugueses quando vieram para o Brasil, foi perdida no incêndio.

Michelle Dias
Agência AL

Voltar