Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
16/10/2013 - 18h13min

Médicos e Bolsa Família: temas da sessão ordinária desta quarta-feira (16)

Imprimir Enviar
Sessão Ordinária. Foto: Solon Soares/Agência AL

Além da votação e aprovação das Medidas Provisórias (MPs) da saúde na sessão ordinária desta quarta-feira (16), o Programa Mais Médicos, do governo federal, foi um dos temas abordados pelos deputados da tribuna da Assembleia Legislativa.

O deputado Antonio Aguiar (PMDB) parabenizou os médicos pelo seu dia, a ser comemorado na próxima sexta-feira (18). Ele aproveitou para convidá-los para a sessão solene que será realizada neste mesmo dia, em Canoinhas, no Planalto Norte, em homenagem à categoria. O parlamentar aproveitou para criticar o fato do governo federal não exigir a revalidação dos diplomas dos profissionais trazidos do exterior por meio do Programa Mais Médicos. “Sou favorável à iniciativa, mas é preciso atestar a capacidade desses profissionais”, disse.

Ana Paula Lima (PT) também parabenizou os médicos pelo dia, mas aproveitou para defender o programa do governo federal. “A revalidação dos diplomas não foi feita porque esses profissionais vieram para o país por um tempo determinado, para participar do programa. Do contrário, eles poderiam deixar o Mais Médicos e montar seus consultórios particulares. Não é esse o objetivo”, lembrou.

A deputada utilizou a tribuna ainda para chamar a atenção para o incêndio ocorrido num depósito de fertilizantes em São Francisco do Sul, no mês passado. Para ela, é necessário conciliar o desenvolvimento econômico com a garantia de um meio ambiente saudável para a população.

Bolsa Família
Na tribuna, o deputado Dirceu Dresch (PT) destacou a pesquisa do Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (Ipea) sobre o Bolsa Família, recentemente divulgada. O estudo apontou que cada R$ 1 investido no programa de distribuição de renda representa um incremento de outro R$ 1,78 no PIB nacional. Além disso, conforme a pesquisa, o benefício também aumentou a frequência escolar, diminuiu a repetência e a mortalidade infantil.

“Essa pesquisa derruba aqueles mitos entorno do Bolsa Família. Comprova seus efeitos positivos e rebate as críticas de assistencialismo”, afirmou.

Luciane Carminatti afirmou que a pesquisa acabou com outro mito sobre o programa: que o benefício incentivaria as mulheres a terem mais filhos. Segundo ela, a taxa de fecundidade entre as mulheres atendidas pelo Bolsa Família caiu 30% nos últimos dez anos.

Segurança pública
Kennedy Nunes (PSD) leu na tribuna o e-mail de uma moradora de Penha, no Litoral Norte, que cobrou dos deputados melhorias na estrutura da segurança pública do município. Segundo o e-mail, no último sábado (12), Penha contava apenas com dois policiais civis e uma viatura da PM. “O comando da PM precisa colocar mais policiais em Penha e não discriminar as mulheres que passaram no concurso”, afirmou.

O parlamentar voltou a cobrar melhorias na saúde pública em Joinville. Ele relembrou o caso da mulher que só conseguiu uma cirurgia ortopédica, que aguardava há dois anos, depois que se acorrentou em frente à prefeitura. “Só na ortopedia, a fila é de 1,7 mil cirurgias. Isso sem falar na falta de remédios, nas ruas esburacadas”, afirmou.

Código Ambiental
O deputado Silvio Dreveck (PP) utilizou a tribuna para falar sobre as adaptações ao Código Ambiental Estadual, que estão em tramitação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Ele lembrou do pioneirismo de Santa Catarina ao criar seu próprio código, que serviu de exemplo para todo o país.

“Estamos avançando na direção de um código que seja adequado à realidade da nossa economia e, ao mesmo tempo, preserve o meio ambiente, permitindo o uso racional dos recursos disponíveis”, considerou.

Economia
Maurício Eskudlark (PSD) afirmou na tribuna que recebeu e-mails de empresas ligadas ao comércio exterior com reclamações sobre a demora na liberação de cargas nos portos de Santa Catarina. Segundo ele, a demora para produtos importados chega a 60 dias. “Isso é inadmissível. Isso apenas encarece ainda mais os custos para essas empresas, tirando a nossa competitividade”, disse.

Dia do PMDB
O deputado Renato Hinnig (PMDB) agradeceu aos deputados pela aprovação, nas comissões permanentes, do Projeto de Lei 372/13, de sua autoria, que cria o Dia do PMDB no Estado de Santa Catarina. Conforme ele, o objetivo é reconhecer a importância do partido para o desenvolvimento do estado. “Somos o partido mais antigo, com maior número de filiados, prefeitos e vice-prefeitos, e que está nos 295 municípios catarinenses”, ressaltou o parlamentar. Em aparte, Moacir Sopelsa (PMDB) destacou que o partido, além de ter revelado várias lideranças políticas, deu origem a outras importantes agremiações partidárias.

Visita do governador
Serafim Venzon (PSDB) comentou sobre a visita do governador Raimundo Colombo (PSD), nesta terça-feira (15), a três municípios da região de Brusque, para o anúncio da liberação de verbas do Fundo Social e visita a obras em andamento. O parlamentar destacou a pavimentação de um acesso entre Guabiruba e Brusque, além do asfaltamento da SC-486, no trecho que liga a área urbana de Botuverá às cavernas, que são as principais atrações turísticas do município. “Faltava um acesso adequado para esse importante ponto turístico da nossa região”, afirmou.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar