Mais quatro comissões permanentes são instaladas na Assembleia Legislativa
Dando prosseguimento à instalação das 19 comissões permanentes da Casa, os parlamentares instalaram na tarde desta quarta-feira (1º) as comissões de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, Segurança Pública, Trabalho e Serviço Público e Ética e Decoro Parlamentar. Agora só falta ser instalada a Comissão de Direitos Humanos.
Quanto ao horário de reuniões, apenas a Comissão de Trabalho e Serviço Público definiu que os encontros ocorrerão nas terças-feiras, às 11 horas.
Com a experiência de já ter atuado na presidência da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, quando da sua criação em 2013, o deputado Serafim Venzon (PSDB) foi eleito para comandar os trabalhos e o deputado Ismael dos Santos (PSD) para o cargo de vice-presidente. "Quero convocar os deputados e as entidades para lembrar da importância de doar até 3% do valor do imposto devido do Imposto de Renda para o Fundo da Infância e da Adolescência", afirmou Venzon.
O parlamentar tucano lembrou que o Estatuto da Criança e do Adolescente existe há 25 anos, mas lamentou os parcos recursos. "Precisamos do apoio do Conselho Estadual e dos conselhos municipais para buscar financiamento para melhorar a educação complementar das crianças e adolescentes, envolvendo áreas como a cultura, o esporte e o lazer."
Segurança Pública
O deputado Romildo Titon (PMDB) foi reconduzido à presidência e o vice-presidente será conhecido na próxima reunião. "Vivemos um momento de insegurança e temas importantes a serem debatidos. Como matéria polêmica, temos o projeto de lei que trata da venda de bebidas alcoólicas nos estádios.Vamos designar um relator para votar a matéria."
Reformas previdenciária e trabalhista
A eleição de Serafim Venzon e de Cesar Valduga (PCdoB) para os cargos de presidente e vice, respectivamente, trouxe à tona a importância da Comissão de Trabalho e Serviço Público de debater as reformas que vão marcar os trabalhos de 2017 no Congresso Nacional. "Apesar da necessidade destas reformas pelo aspecto econômico, precisamos respeitar os direitos dos trabalhadores na aposentadoria", ressaltou Venzon.
Transparência
Transparência nos trabalhos da Comissão de Ética e Decoro Parlamentar foi a palavra de ordem dos seus integrantes. Os deputados Antonio Aguiar (PMDB) e Narcizo Parisotto (PSC) foram eleitos presidente e vice, respectivamente. "Vivemos uma crise de ética no Brasil e como esta é a mais importante comissão da Casa, precisamos conduzir os trabalhos com muita transparência", frisou Aguiar.
COMISSÃO DE ÉTICA E DECORO PARLAMENTAR
Fernando Coruja (PMDB)
Antonio Aguiar (PMDB) - Presidente
Gelson Merisio (PSD)
Ismael dos Santos (PSD)
Altair Silva (PP)
Cleiton Salvaro (PSB)
Dóia Guglielmi (PSDB)
Luciane Carminatti (PT)
Narcizo Parisotto (PSC) - Vice-presidente
COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA
Romildo Titon (PMDB) - Presidente
Manoel Mota (PMDB)
Ricardo Guidi (PSD)
Dirceu Dresch (PT)
Patrício Destro (PSB)
Serafim Venzon (PSDB)
Rodrigo Minotto (PDT)
COMISSÃO DE TRABALHO, ADMINISTRAÇÃO E SERVIÇO PÚBLICO
Manoel Mota (PMDB)
Fernando Coruja (PMDB)
Jean Kuhlmann (PSD)
Dirceu Dresch (PT)
Altair Silva (PP)
Serafim Venzon (PSDB) - Presidente
Cesar Valduga (PCdoB) - Vice-presidente
COMISSÃO DE DEFESA DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Fernando Coruja (PMDB)
Valdir Cobalchini (PMDB)
Ismael dos Santos (PSD) - Vice-presidente
Neodi Saretta (PT)
Nilso Berlanda (PR)
Serafim Venzon (PSDB) - Presidente
Narcizo Parisotto (PSC)
Agência AL