Livro lançado na Alesc fala sobre luta sindical e educação
Foi lançado na Assembleia Legislativa na tarde desta quarta-feira (5) o livro “Nossa Força, Luta Sindical e Utopias”. A obra é resultado de dois trabalhos acadêmicos: a dissertação de mestrado do professor Evandro Accadrolli e o trabalho de conclusão de curso do professor Diego Souza.
Ambos são dirigentes do sindicato dos professores de Santa Catarina. A organização do livro foi feita pelo professor José Roberto Paludo. "Essa obra reflete num primeiro momento sobre a situação da educação atual, a partir das mudanças nas relações de trabalho e novas tecnologias. A segunda parte relata a história da fundação do sindicato dos professores e a terceira parte é uma análise da greve histórica da categoria em 2011 em Santa Catarina, que garantiu o piso nacional do magistério no estado", destaca.
Segundo o organizador, o livro oferece uma importante reflexão sobre o contexto da educação atual e também sobre os desafios futuros nessa área.
"As mudanças tecnológicas são uma situação que todas as profissões conhecem. Sobre as relações de trabalho, em Santa Catarina nós temos uma realidade em que a maioria dos professores em sala de aula são contratados em caráter temporário. A escola não é um tipo de trabalho que se faz sem um movimento, sem criar vínculo com os estudantes. Então este é um tipo de trabalho que dificulta muito, principalmente no contexto atual, em que é preciso compreender a forma de lidar com as tecnologias", finaliza.
Com informações de Deluana Buss