Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
08/11/2023 - 22h30min

Livro conta a trajetória da dupla catarinense Los Viñales e sua família

Imprimir Enviar
Obra foi lançada na noite desta quarta-feira (8), na Assembleia Legislativa
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

A história de uma das duplas mais longevas da música catarinense e brasileira está retratada no livro “Los Viñales: a saga de uma família”, lançado na noite desta quarta-feira (8), na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. A obra narra a trajetória de 65 anos dos irmãos Antônio Natálio Vignale e Adão Vignale, naturais de Sombrio, além de contar a história da família Vignale, oriunda da Itália.

O livro foi escrito Antônio Vignale, pelo professor Hermínio Antônio da Silva Filho e pela uruguaia Fernanda Reda Vignale, que é parente dos irmãos. “Meu pai veio da Itália e faleceu sem nos dar informações sobre a nossa família. Com a ajuda da Fernanda, conseguimos fazer um texto relatando a trajetória da nossa família desde a Itália até os dias atuais”, explicou Antônio.

Sobre a trajetória da dupla, a carreira profissional dos irmãos começou na Rádio Diário da Manhã de Florianópolis, nos anos 1950, onde eles assinaram o primeiro contrato e tiveram contato com grandes nomes da comunicação e da música, como o radialista Antunes Severo e o poeta Zininho. Passaram também pela Rádio Gaúcha de Porto Alegre. Ao todo, gravaram sete discos de vinil, além de CDs e DVDs.

O professor Hermínio Silva Filho, que também assina a obra, destacou a contribuição de Los Viñales para a cultura catarinense e brasileira. Ele lembrou que a dupla foi a primeira a gravar um LP por Santa Catarina, em 1960, na gravadora Continental.

“O primeiro disco deles, ‘Alma, coração e vida’, teve solo de violão feito por Valdir Azevedo, compositor de ‘Brasileirinho’”, destaca. “A contribuição deles não é só para Santa Catarina, mas para o Brasil e o mundo. Onde se fala o espanhol, se conhece Los Viñales, eles recebem mensagens do mundo inteiro.”

Proponente do lançamento na Alesc, o deputado Tiago Zilli (MDB) considera que a obra é um resgate da cultura e da história de uma família que contribuiu significativamente para a cultura. “Os irmãos Los Viñales são uma lenda viva, eles têm muita histórica, têm a música impregnada em suas vidas”, disse. “O lançamento desse livro é uma forma da Assembleia homenageá-los e mostrar o trabalho deles para toda Santa Catarina.”

Além de Zilli, prestigiaram o lançamento da obra, realizado no hall do Palácio Barriga Verde, os deputados José Milton Scheffer (PP) e Lunelli (MDB). A solenidade contou também com a apresentação do Coral da Alesc.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar