Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/02/2013 - 17h19min

Líderes das bancadas partidárias repercutem mensagem do governador

Imprimir Enviar
Deputados acompanham discurso de Colombo

Os líderes das principais bancadas da Assembleia Legislativa fizeram uma avaliação da mensagem anual lida pelo governador Raimundo Colombo (PSD), na tarde desta terça-feira (5), na abertura do ano legislativo de 2013. Enquanto os partidos da situação destacaram os investimentos de R$ 7 bilhões em infraestrutura, educação, segurança pública, entre outros, a oposição fez críticas aos problemas enfrentados pelo Estado nesses setores.

Ano excepcional
Líder do partido do governador, o deputado Darci de Matos (PSD) afirmou que a mensagem aponta para um ano excepcional para Santa Catarina. “São 7 bilhões em investimentos em infraestrutura, saúde, educação, segurança pública. Será um ano em que o governo vai produzir muito. Com certeza, teremos excelentes resultados”, disse Darci.

Dóia Guglielmi, deputado líder da bancada do PSDB, também acredita que 2013 será excelente para Santa Catarina. “São mais de 7 bilhões em investimentos anunciados pelo governador. Nós, na condição de deputado, ficamos felizes por poder participar desse momento”.

Participação do Parlamento
O deputado Aldo Schneider (PMDB), líder de bancada, destacou o reconhecimento, por parte do governador Raimundo Colombo, do papel da Assembleia na viabilização das obras anunciadas.  “Sem a aprovação da Assembleia, com certeza não existiriam esses recursos. O reconhecimento do governador é uma forma de mostrar que não faltou, em nenhum momento, empenho dos deputados”.

Líder da bancada pepista, Silvio Dreveck (PP) classificou a mensagem do governador como realista, ao reconhecer os problemas enfrentados nos dois primeiros anos de governo, e otimista, ao apontar a realização de vários investimentos nos próximos dois anos. “Temos uma expectativa bastante positiva em áreas como segurança, sistema viário, saúde, educação, infraestrutura, que são gargalos no nosso estado”.

Preocupação
Dirceu Dresch, líder do PT na Assembleia, afirmou que a mensagem do governador demonstra que a situação de Santa Catarina é praticamente a mesma de dois anos atrás, quando Colombo assumiu o cargo. “Os problemas na saúde, na segurança, na educação continuam os mesmos”.

O deputado destacou o reconhecimento, por parte de Colombo, da participação do governo federal nos investimentos. Mas Dresch demonstrou preocupação com a agropecuária catarinense, em especial a agricultura familiar. “Ficou no ar a impressão de que o Estado não está priorizando investimentos nessa área que é a galinha dos ovos de ouro da nossa economia”.

Sargento Amauri Soares (PDT), um dos principais representantes da oposição, classificou como formal a fala do governador. Ele fez ressalvas a pontos da mensagem lida por Colombo, em especial sobre a concessão de incentivos fiscais para atrair investimentos.

“O governador fala que a vontade do governo é investir, investir e investir, tudo isso em razão de isenções fiscais que beneficiam grandes monopólios e comprometem a arrecadação. Com isso, não se pode dar resposta ao fortalecimento do serviço público, que leva à fragilidade de vários setores como a segurança pública, saúde, educação.”, afirmou.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar