Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
07/06/2021 - 15h44min

Lei possibilita que gestantes remarquem exame de aptidão física em concursos

Imprimir Enviar
Lei sobre gestantes é originária de projeto do deputado Kennedy Nunes, aprovado no mês passado. FOTO: tst.jus.br

A participação de gestantes em exames de aptidão física nos concursos públicos para cargos e empregos públicos estaduais em Santa Catarina passa a ser regulamentada por lei. Na semana passada, o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) sancionou a Lei 18.125/2021, que regula a realização desses testes por candidatas gestantes.

A lei é resultado de um projeto apresentado pelo deputado Kennedy Nunes (PSD) e aprovado pela Assembleia no dia 12 de maio. A norma assegura que a gestante terá direito a realizar a avaliação de aptidão física em data diferente da prevista no edital do concurso. Para isso, a candidata deverá apresentar declaração médica e exame laboratorial que comprovem a impossibilidade da realização do exame no dia previsto.

A lei estabelece, ainda, que a remarcação do exame ocorrerá em prazo não inferior a 30 dias e não superior a 90 dias da data do término da gravidez. A remarcação, no entanto, não vale para exames psicotécnicos, provas orais ou discursivas, nem se estende a mãe ou pai adotante.

Recursos para obras federais
Também na semana passada, o governador sancionou as duas leis resultantes dos vetos derrubados pelos deputados na última terça-feira (1º), que tratam da liberação de recursos dos cofres do Estado para obras do governo federal em Santa Catarina. As leis 18.130/2021 e 18.131/2021 autorizam o governo estadual a transferir para a União R$ 350 milhões que serão utilizados nas duplicações da BR-470 e BR-280 e na recuperação da BR-163.

O dinheiro será repassado por meio de convênio a ser celebrado entre o Estado e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

Data comemorativa
Moisés sancionou, ainda, a Lei 18.129/2021, que institui o Dia Estadual pela Vacinação e em Defesa dos Trabalhadores da Saúde, a ser comemorado anualmente em 18 de janeiro. A data é uma referência ao dia quem que foi aplicada primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Santa Catarina. A autora do projeto que deu origem à lei é a deputada Paulinha (sem partido).

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar