Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
03/04/2013 - 16h21min

Legislativo participa da 3ª edição do Fórum Internacional sobre Mobilidade Urbana

Imprimir Enviar
Fórum Internacional sobre Mobilidade Urbana

Os principais problemas relacionados ao excesso de veículos, transporte público ineficiente, falta de ciclovias, entre outras carências que as grandes cidades enfrentam serão amplamente debatidos na terceira edição do Fórum Internacional sobre Mobilidade Urbana, que teve início na manhã de hoje (3), no Hotel Majestic, em Florianópolis. Durante a programação, que se estende até a próxima sexta-feira, especialistas do Brasil e de outros países se comprometem a discutir acessibilidade, planejamento urbano e infraestrutura, além de apresentarem propostas para amenizar engarrafamentos, logística do trânsito e alternativas de transportes que podem melhorar o dia a dia da população.

Entre os assuntos de relevância no Parlamento catarinense, a mobilidade urbana sempre teve destaque nos pronunciamento dos deputados. A  Assembleia Legislativa montou estande para participar efetivamente do evento.

Representando o presidente Joares Ponticelli (PP), o deputado José Milton Scheffer (PP) participou da solenidade de abertura. Segundo ele, a mobilidade urbana é o grande desafio da sociedade moderna. “Conseguimos resolver a questão da comunicação, com campanhas de educação no trânsito, respeito a velocidade, mas não conseguimos atualmente resolver a questão da mobilidade urbana, considerada hoje um dos principais problemas da sociedade”, ressaltou.

Após a solenidade de abertura, o colombiano Guilhermo Peñalosa, diretor executivo da ONG canadense 8-80 cities, iniciou as atividades com a sua visão sobre a mobilidade urbana nas cidades. Reconhecido internacionalmente como consultor de cidades e estrategista de marketing social, o palestrante defende o uso das bicicletas e os espaços públicos, como as praças, fundamentais na qualidade de vida na América Latina. “Na história da humanidade, buscamos ter uma expectativa de vida de 33 anos, em 1800, na América Latina, porém nos últimos 200 anos mais do que dobramos esse número, chegando a 72 anos. Obviamente, nós aprendemos a sobreviver, agora devemos aprender a viver e, para isso, esses elementos serão muito importantes”, destaca.

Apaixonado pelo conceito de criar cidades para as pessoas, Peñalosa, com o seu conhecimento e experiência em design e gestão de parques, espaços públicos e infraestrutura para mobilidade de pedestres e ciclistas, ressalta que o objetivo é melhorar a qualidade de vida de todos. O especialista salienta que um dos caminhos a ser percorrido para uma mobilidade sustentável, alianças entre setores públicos, privados e ONGs, governo municipal, estadual, nacional, grupos ambientais, empresários, educação, saúde pública, planejamento, transporte, meio ambiente e comunidade precisam andar juntos. 

Segundo Peñalosa, desafios existem e não são poucos, oportunidades de mudar também existem, basta aprender a viver. “Necessitamos de indicadores diferentes, de modelo de vida diferente, de uma visão compartilhada sobre nosso bairro e cidade. Temos que atuar para transformar nossas cidades em lugares para as pessoas e ter comunidades mais saudáveis e felizes, especialmente desfrutando dos espaços públicos”. frisou.

Ainda esta tarde, o Diretor Executivo da Doppelmayr Brasil Sistemasde Transporte, Rafael Lemos de Oliveira, abordará a utilização de teleféricos e People Movers como alternativa de transporte urbano. Com sua vasta experiência no assunto, ele adianta que Florianópolis possui condições topográficas para implantar o teleférico. Considerado eficiente em todo o mundo, Oliveira destaca que o transporte na Capital, se implantado, contribuirá positivamente para resolver alguns dos problemas evidentes na cidade.

Tatiani Magalhães
Sala de Imprensa

Voltar