Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
12/11/2024 - 18h15min

Lançado o livro “Da farmácia à indústria: A contribuição dos Horn para Santa Catarina”

Imprimir Enviar
Maria José Carvalho de Souza
FOTO: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

Resultado de um pós-doutoramento pelo Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, a obra de Maria José Carvalho de Souza, lançada no hall da Assembleia Legislativa nesta terça-feira (12), reúne informações históricas e depoimentos de descendentes desde a chegada, em 1828, de Eduard Gottlieb Adolpho Horn, um dos primeiros imigrantes alemães a aportar em Santa Catarina.

A escritora conta que o patriarca veio para o Brasil a convite de Dom Pedro I. “Eduard foi chamado para compor o Exército Imperial e se instalou em Laguna, onde montou uma farmácia com os filhos Raulino e Luiz Eduardo. O empreendedorismo da família teve sequência em Florianópolis na fundação das primeiras indústrias têxteis da cidade. A contribuição dos Horn se expandiu na política, ciência e no esporte, com a fundação do Avaí Futebol Clube por Amadeu Otto Horn em 1923.”

A pesquisa histórica foi motivada por motivos familiares e científicos, conforme a professora que lecionou na Furb, em Blumenau, por 32 anos. “Sou descendente do Eduardo por intermédio da minha avó Natalina, além do meu interesse por história e pela ciência, pois sou filha da UFSC, lá me formei em Administração e fiz doutorado em Engenharia.”

No campo da política, ela justificou a razão de lançar o livro no Parlamento catarinense. “Um espaço ideal porque a família Horn sempre esteve envolvida com os assuntos da comunidade. Os filhos do patriarca e o neto Eduardo, além das atividades empresariais, ocuparam cargos partidários e defendiam os valores abolicionistas e republicanos.”

Maria José Carvalho de Souza ocupa atualmente uma cadeira na Academia Palhocense de Letras.

Algumas personalidades da obra
Luiz Eduardo Otto Horn – Farmacêutico prático e proprietário de farmácia. Político, cupou cargos públicos em Desterro/Florianópolis.

Raulino Júlio Adolfo Horn – Farmacêutico formado pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro. Abolicionista e republicano. Participou da primeira junta governativa catarinense em 1889 e primeiro vice-governador do Estado. Senador por Santa Catarina. Fundador da Farmácia e Laboratório Rauliveira e do primeiro curso de farmácia de Santa Catarina.

Eduardo Otto Horn – Jornalista. Importador e exportador. Abolicionista. Político federalista. Industrial. Foi deputado estadual e prefeito de Florianópolis. Presidente da Junta Comercial de Santa Catarina por 46 anos.

Amadeu Otto Horn – Empresário e fundador do Avaí Futebol Clube.

Rubens Vargas
Agência AL

Voltar