Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
27/03/2024 - 18h27min

Lançado edital de concurso para aquisição de obras alusivas ao legado de Antonieta de Barros

Imprimir Enviar
Grupo Mittos abrilhantou o evento
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

Encerrando as celebrações do Mês da Mulher, a Secretaria da Mulher da Assembleia Legislativa, em parceria com o deputado Marquito (Psol), lançou o edital do concurso artístico para aquisição de obras alusivas à figura e ao legado da deputada Antonieta de Barros, nesta quarta-feira (27), no Hall do Palácio Barriga Verde.

A solenidade teve como objetivos divulgar o edital e destacar a relevância da presença e memória da primeira deputada mulher negra no contexto legislativo catarinense.

Antonieta faleceu em 28 de março de 1952, mas permanece uma figura emblemática, cujos valores e conquistas continuam a inspirar gerações. A iniciativa foi acolhida pela Presidência da Casa, que reconhece a importância de preservar e promover o legado de Antonieta de Barros.

O deputado Marquito reforça o esforço da Alesc em manter a memória e o legado de Antonieta de Barros. “Essa deve ser uma tarefa nossa, de todas e todos os parlamentares da Casa. A vinda do busto de Antonieta de Barros no ano passado foi um grande símbolo de garantia da memória. Esse concurso de artes preserva também a memória de uma parlamentar que defendeu o serviço público e as mulheres.”

Marquito ressaltou a participação ativa nesse concurso da deputada Luciane Carminatti (PT) e da bancada feminina, também com a adesão da deputada Paulinha (Podemos). Sobre os critérios para participação, o parlamentar destacou que “a arte produzida esteja alinhada e coerente com o legado de Antonieta de Barros, nas áreas de valorização da mulher na política, na defesa da educação e na defesa do serviço público”.

Sobre o concurso
O concurso visa à seleção de obras de arte que capturem os ideais pelos quais Antonieta lutou incansavelmente, tais como educação, política e direitos das mulheres. Em um esforço de inclusão e alcance máximo de talentos, a Alesc adota um formato simplificado para o edital, facilitando a participação de artistas de todas as origens e experiências.

A partir do dia 10 de abril, o edital em formato simplificado estará disponível no site da Alesc na página da Gerência Cultural. As inscrições para o concurso serão abertas em 22 de abril e se encerrarão no dia 24 de maio. Poderão ser inscritas propostas de pessoa física, em todas as manifestações de artes visuais.

Considerando o legado de Antonieta de Barros, 50% do número de premiações será reservado a pessoas negras. O valor total deste edital é de R$ 2.000 a cada participante.

Grupo Mittos
Durante a abertura do edital, houve a apresentação do Grupo Mittos, um coletivo sem fins lucrativos de arte e educação que atua há mais de 25 anos na comunidade da Queimada-Mocotó com atividades de cultura, arte e educação para crianças, adolescentes e jovens da comunidade.

O grupo tem como objetivo proporcionar vivências que fortaleçam o desenvolvimento infantil, a emancipação educativa e a valorização da cultura afro-brasileira. O grupo surgiu da necessidade de luta pelo respeito à identidade negra e à cultura de matriz africana.

O nome de Mittos veio da ideia de denunciar o apagamento da história de matriz africana e tirá-la da posição mitificada. Temas como ancestralidade, mulher quilombola, cultura afro-brasileira, africanidades, territorialidade e saberes locais são valores que guiam as ações do coletivo.

Atualmente, o Grupo Mittos oferece atividades de dança, percussão, reforço escolar, horta comunitária e garante alimentação diária a 100 crianças e adolescentes da comunidade, contando com uma equipe de voluntários formada por educadores, lideranças comunitárias e apoiadores do projeto.

 

 

Michelle Dias
Agência AL

Voltar