Lançada nova edição do livro Farrapos de Ideias, de Antonieta de Barros
A Assembleia Legislativa sediou, na noite desta terça-feira (28), o lançamento da nova edição do livro “Farrapos de Ideias”, escrito por Antonieta de Barros, a primeira parlamentar negra do Brasil, com prefácios e posfácio das duas maiores especialistas sobre a autora: Jeruse Romão e Eliane Debus. Com seu pseudônimo Maria da Ilha, o livro foi publicado originalmente em 1937 e a obra é uma reunião de artigos semanais, crônicas publicadas aos domingos no jornal “A República”, nova fase, que circulou em Florianópolis entre 1934-1937.
O editor e um dos sócios da editora Skript, Douglas Freitas, explica que inicialmente a ideia era preparar uma revista em quadrinhos sobre o livro da Antonieta de Barros, mas como perceberam a dificuldade de encontrar uma edição e como a obra entrou em domínio público em março deste ano foi decidido reeditar todo o texto original. Além da republicação dos textos originais, a obra traz também os textos da autora, inseridos na edição post mortem publicada por sua irmã. Capa exclusiva é da artista Crica Monteiro.
“Esse livro é essencial, não só por estarmos e sermos uma editora de Florianópolis, mas porque a Antonieta de Barros foi uma autora apagada da história. Ela infelizmente não teve o reconhecimento que merece e muitos historiadores têm resgatado, não os seus textos como a biografia desta mulher maravilhosa”, destacou Douglas. Ele salienta que a obra está com o texto original, como Antonieta de Barros pensou, com anexos das especialistas Jeruse Romão e Eliane Debus.
Antonieta de Barros foi a primeira parlamentar mulher de Santa Catarina e a primeira deputada negra eleita no Brasil. A obra com 183 páginas pode ser adquirida no site da Amazon e futuramente no site da editora: skipteditora.com.br e inicialmente o preço sugerido é de R$ 69.
O deputado Ismael dos Santos (PSD) prestigiou o lançamento.