Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
17/04/2023 - 18h19min

Jornada universitária sobre reforma agrária tem abertura oficial na Alesc

Imprimir Enviar
Auditório Antonieta de Barros, na Alesc, foi palco do evento em defesa da reforma agrária, na tarde desta segunda-feira (17)
FOTO: Vicente Schmitt/Agência AL

Um evento no Auditório Antonieta de Barros da Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (17), deu início à Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária, que traz como lema “Em Defesa da Natureza e dos Alimentos Saudáveis”. A data também é marcada pela luta internacional pela terra.

O evento chega à 10ª edição e envolve cerca de 70 instituições. É a oportunidade de debater a pauta da reforma agrária e reforma agrária popular em ambientes de ensino superior. A programação prevê atividades de 2 a 5 de maio.

De acordo com uma das coordenadoras da jornada, Marília Carla de Mello Gaya, que também é professora na UFSC, haverá palestras, oficinas, rodas de debates, sobre mudanças climáticas e a produção de alimentos, assim como a comercialização dessa produção. Ela destacou a importância de se realizar a abertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa.

“Temos de mostrar a importância da pauta, não só no campo  universitário, mas apresentar a sociedade e chamar os parlamentares para participarem na elaboração de propostas e políticas voltadas para a reforma agrária."

A coordenadora do Movimento Sem Terra em Santa Catarina, Juliana Adriano, lembrou que a jornada serve como data para relembrar o massacre de Eldorado dos Carajás, ocorrido em 1996, no Pará. “Hoje, entregamos pauta ao novo superintendente do Incra em SC e alguns estados houve instalação de novas ocupações em assentamentos e também a realização de eventos alusivos à reforma agrária.”  

Ela destacou ainda a produção de alimentos por meio dos assentamentos. De acordo com Juliana, o movimento é responsável pela troca de sementes e produtos que agregam valor ao trabalho de quem vive no campo e difunde alguns itens. Para ela, o evento realizado na Alesc fortalece as bandeiras levantadas em prol de toda discussão relacionada à reforma agrária em Santa Catarina.

O Incra também participa do evento e para a servidora do órgão federal, Jovania Müller, a segunda-feira é um momento de demarcar a questão da redistribuição de terras. A ideia é tornar minifúndio e latifúndio instrumentos para criação de lotes da reforma agrária e, com isso, tornar os assentamentos viáveis.

Nessa discussão, segundo ela, surge a importância da busca de conhecimento é o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), que ao longo de 25 anos completados em 2023, já permitiu que mais de 190 mil pessoas recebessem formação estudantil e acadêmica. Santa Catarina também comemora os números que elevaram o estado a única unidade da federação a ter um curso de mestrado garantido pelo programa. “Para nós, o Pronera tem uma importância muito grande para instrumentalizar e capacitar essas famílias para que possam desenvolver propostas de reforma agrária mais sustentável,” destacou.

Somente no estado, o Pronera já formou em 18 cursos cerca de 4 mil estudantes. Os números chamam atenção do deputado Marquito (Psol), que além de participar lembrou que esse debate que a alimentação e luta pela terra estão interligadas. O parlamentar reforçou que durante a pandemia, o Movimento Sem Terra distribuiu dezenas de toneladas de alimentos para as pessoas. E sobre a  realização da Jornada Universitária, Marquito afirma que é um espaço importante para construção de pontes entre entidades e Alesc.

“Precisamos construir propostas legislativas e políticas públicas com legisladores, para uma melhor condição de alimentos produzidos em terras do estado e a importância da reforma agrária em Santa Catarina", ponderou.

Paulo Cesar
Agência AL

Voltar