Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
03/02/2014 - 17h40min

Interiorização e debates dos grandes temas de SC: metas do novo presidente

Imprimir Enviar
Romildo Titon concedeu entrevista logo após a posse na Presidência. FOTO: Miriam Zomer/Agência AL

A interiorização do Parlamento catarinense e sua transformação num espaço para os debates dos temas que interessam ao Estado estão entre as prioridades do deputado Romildo Titon (PMDB), que assumiu na tarde desta segunda-feira (3) a Presidência da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Em uma rápida entrevista, concedida logo após a posse, Titon garantiu que, mesmo com as eleições de outubro, os trabalhos legislativos durante sua gestão não serão prejudicados.

“Tudo será conciliado. Vamos desenvolver um trabalho com responsabilidade, independente das eleições e da Copa do Mundo. Vamos conduzir as atividades com um calendário especial, a exemplo do que já ocorreu em outros anos eleitorais”, afirmou.

Titon destacou que, entre as atividades deste ano, está a intensificação do trabalho de interiorização da Assembleia. O objetivo é proporcionar para todo o Estado, principalmente para os pequenos municípios, a oportunidade de conhecer o que o Parlamento faz. “Toda a sociedade precisa conhecer isso mais de perto”.

Com a interiorização, o novo presidente pretende transformar o Poder Legislativo num “grande fórum para debates dos principais temas do Estado”. Entre esses temas, está a divulgação do Código Ambiental Estadual, que foi adaptado ao novo código nacional no ano passado. “O agricultor tem que entender melhor o código. Vamos trabalhar na divulgação pelo interior para que todos possam ter mais segurança jurídica”.

Titon também apontou a mobilidade urbana e a criação do Cadastro Rural como temas a serem enfocados pela Assembleia em 2014. Para tornar esses debates mais amplos, além da interiorização, Titon garantiu que prosseguirá o trabalho abertura do sinal da TVAL, iniciado em 2013, para outros municípios. Atualmente, o sinal aberto é oferecido apenas na Grande Florianópolis. “Vamos buscar parcerias com as câmaras municipais para ampliar o sinal da TVAL para o maior número possível de municípios”, explicou.

Romildo Titon comandará o Parlamento catarinense até 31 de janeiro de 2015. Sua posse foi possível graças à renúncia do deputado Joares Ponticelli (PP), eleito para a Presidência no ano passado. A renúncia é parte do acordo político celebrado entre as principais bancadas partidárias da Casa no final de 2012, que possibilitou a divisão do mandato de dois anos (2013-2015) entre os dois parlamentares.

Marcelo Espinoza
Agência AL

Voltar