Lideranças políticas de Santa Catarina prestigiam a posse de Titon
As dependências do Plenário Osni Régis do Palácio Barriga Verde, em Florianópolis, ficaram lotadas na tarde desta segunda-feira (3) para a posse do novo presidente do Parlamento catarinense, deputado Romildo Titon (PMDB). Na plateia, autoridades, figuras ilustres e lideranças políticas de todo o estado prestigiaram a chegada de Titon à presidência do Legislativo, após 35 anos de vida pública.
O governador Raimundo Colombo (PSD) falou da personalidade política de Titon. “É um político experiente, como bom senso e muito diálogo. Não tenho dúvida de que fará uma grande gestão e o seu esforço será igual ao nosso, de unir as forças para prestar o melhor serviço à sociedade”, destacou.
O vice-governador, Eduardo Pinho Moreira (PMDB), ressaltou a importância do cargo para o partido. “Representa o coroamento de uma carreira voltada à coisa pública. Ele fez grandes transformações na região do Meio-Oeste com sua capacidade de trabalho e espírito público. Vai ser um belo presidente e fará um grande trabalho. E, claro, todos nós do PMDB seremos beneficiados com isso”, afirmou Moreira.
Mais de 20 prefeitos e vice-prefeitos de todas as regiões marcaram presença no evento, acompanhados por mais de 50 vereadores. O prefeito de Videira, Wilmar Carelli (PMDB), afirmou que o Meio-Oeste está vibrando com a conquista de Titon. “Valoriza a nossa região e agora poderemos acompanhar mais de perto os trabalhos legislativos”. O prefeito de Campos Novos, Nelson Cruz (PMDB), disse que o município está orgulhoso. “Ter um cidadão camponovense assumindo a Assembleia Legislativa é uma honra. O deputado Titon tem a sua marca pelo trabalho que realiza na cidade e em toda a região. Certamente, como presidente desta Casa, fará muito mais”.
Várias bandeiras na posse
Com a renúncia de Joares Ponticelli (PP), cumpriu-se o acordo entre os progressitas e peemedebistas para a divisão da presidência da Assembleia entre os partidos. O deputado federal Esperidião Amin (PP) marcou presença no evento, elogiando a postura política de Titon. “A política é feita de acordos. Vim hoje aqui em homenagem ao gesto do homem público Romildo Titon, que em 2002 votou pelo projeto do financiamento do BID 4, contrariando a posição de seu partido. Foi um gesto republicano”, relembrou Amin, que na época governava o estado.
O deputado federal e ex-presidente da Assembleia, Jorginho Mello, disse que a prática adotada de divisão da presidência do Parlamento catarinense vem dando resultados positivos. “Esta é uma oportunidade ímpar a todos os parlamentares que sonham com a presidência da Casa”, frisou.
Para o ex-governador Leonel Pavan (PSDB), a transição mostra que o processo democrático ainda é respeitado. “A parceria que existe entre os parlamentares em defesa dos direitos dos catarinenses, do cumprimento da Constituição, fortalece ainda mais o nosso Parlamento. Tenho certeza absoluta de que Titon honrará essa nova missão”.
Depoimentos de partidários
“Há 26 anos eu presidi a Assembleia Legislativa e fui o primeiro presidente da oposição. É uma missão difícil, precisa de muita responsabilidade, mas o Titon tem essa responsabilidade. Por certo fará uma grande administração.” Juarez Furtado (PMDB), ex-presidente da Alesc
“É o coroamento de uma carreira exemplar, de um homem público dedicado à população da sua região e do nosso estado, que galgou postos importantes pelo seu trabalho e sua dedicação.” Paulo Afonso Vieira (PMDB), ex-governador, diretor administrativo da Eletrosul
“Ttrata-se de um deputado que vem do interior do estado, de uma região que precisa muito fortalecer a sua representatividade. Para nós, do PMDB, é uma alegria muito grande depois de muitos anos um companheiro de partido assumir a presidência da Assembleia. É um orgulho, é a coroação de uma carreira forte, de um deputado atuante, muito ligado à sua base, que tem a cara e a marca do PMDB.” Deputado federal Mauro Mariani (PMDB)
“Nós, do PMDB, estamos muito satisfeitos porque faz 26 anos que o partido não assumia o comando do Legislativo de Santa Catarina. Evidentemente, não teria nome melhor, pela trajetória e pela história política. O PMDB está em festa, todos ganharemos com a posse do deputado Titon.” Deputado estadual Aldo Schneider (PMDB), líder do goveno na Assembleia
“O PMDB é a maior bancada da Assembleia Legislativa, o maior partido de Santa Catarina, e ficou por mais de 25 anos sem comandar o Legislativo estadual. Agora tem essa oportunidade na pessoa do deputado Romildo Titon, um parlamentar de larga experiência na vida pública – foi vereador, prefeito, deputado. Temos muita confiança de que o ano de 2014 será muito especial, de muitas realizações para o nosso estado”. Deputado estadual Carlos Chiodini (PMDB), líder do PMDB na Assembleia
“Este é um momento pelo qual o partido ansiava, e acabou acontecendo em um período muito especial, em ano de eleições. É muito gratificante. Estamos convencidos de que será bom para o estado, bom para a Assembleia, bom para todos nós.” Prefeito de Joinville, Udo Döhler (PMDB)
“Ajudamos a construir este momento, pois era deputado há pouco tempo e agora sou prefeito. É importante para o PMDB depois de várias décadas voltar a presidir a Casa. É importante para nós como partido, assim como é para a nossa região, a Serra, o Meio-Oeste, o Oeste de Santa Catarina.” Prefeito de Lages, Elizeu Mattos (PMDB)
“A posse de Titon tem um peso muito grande para o partido. É um grande companheiro, um homem de valor, simples, humilde, que tem a cara do PMDB, tem o jeito do PMDB de trabalhar, de tratar, de se relacionar com as pessoas. É extremamente importante neste momento pré-eleitoral o PMDB assumir a Casa que tem um poder decisivo fundamental para o desenvolvimento do estado de Santa Catarina.” Prefeito de Balneário Camboriú, Edson Piriquito (PMDB)
“Ficamos muito orgulhosos. Fomos vereadores juntos entre 1983 e 1988. Apesar de na época eu ser do PP, sempre tivemos amizade. Quando ele foi prefeito de Campos Novos, eu era vereador, presidente da Câmara. Sempre tivemos um bom relacionamento. O Titon é um ‘baita’ de um deputado pela nossa região, um homem sério, trabalhador. Nós, que nunca tivemos um presidente da Assembleia da nossa região, ficamos muito gratos e contamos com ele, com o trabalho que sempre prestou.” Presidente da Câmara de Vereadores de Campos Novos, Rui Tomazoni (PMDB)
"É um fato inédito. Em nome da governabilidade o PMDB sempre abriu mão da presidência da Assembleia, mesmo sendo o governador do partido. Por isso a importância da chegada do PMDB 26 anos depois". Celso Maldaner (PMDB) - deputado federal
"Será o segmento de um trabalho feito em parceria com o governo do estado, que vem sendo realizado com o auxílio do PMDB na vice-governança". Clonny Capistrano - Secretário Regional da Grande Florianópolis
Reportagem de Rony Ramos e Ludmilla Gadotti, da AGÊNCIA AL