Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina Agência AL

Facebook Flickr Twitter Youtube Instagram

Pesquisar

+ Filtros de busca

 

Cadastro

Mantenha-se informado. Faça aqui o seu cadastro.

Whatsapp

Cadastre-se para receber notícias da Assembleia Legislativa no seu celular.

Aumentar Fonte / Diminuir Fonte
05/11/2013 - 14h30min

Influências culturais e históricas da culinária de SC são temas de livro

Imprimir Enviar
Lançamento do livro “Gourmadises catarinenses”. Foto: Carlos Kilian/Agência AL

O livro “Gourmadises catarinenses” traz uma deliciosa viagem pela gastronomia de Santa Catarina, apresentando seus vários ingredientes, sotaques, criações, receitas e as diversas combinações que incluem os vinhos, as cervejas e os destilados produzidos no estado. Mais do que as influências históricas e culturais, a obra desafia os chefes de plantão e ainda registra a fase de crescimento do setor alimentício catarinense.

O lançamento reuniu na Assembleia Legislativa, na noite desta segunda-feira (4), diversos especialistas em gastronomia, ao lado de autoridades empresariais e políticas.

A história da formação da cozinha clássica estadual, harmonizada com influências indígenas, europeias, africanas e asiáticas é a base do livro, que também aborda a produção de vinhos de altitudes do estado, de cervejas artesanais e da cachaça catarinenses. A ideia e organização da obra são do publicitário Roberto Costa, escrita pelo jornalista João Lombardo.

“Gourmandises catarinenses” termina com 60 receitas elaboradas por chefes de todo o Estado. Ainda vem acompanhado de dois encartes. Um deles apresenta 60 vinhos de altitude. O outro aponta 70 restaurantes, em diversas cidades, que preparam receitas clássicas ou contemporâneas utilizando ingredientes tipicamente catarinenses.

Rony Ramos
Rádio AL

Voltar