Inaugurada a ponte Anita Garibaldi, em Laguna
Nem as fortes chuvas e o vento foram empecilhos à inauguração da ponte Anita Garibaldi, cuja construção durou três anos e custou aproximadamente R$ 760 milhões, na manhã desta quarta-feira (15), em Laguna. A cerimônia, realizada na cabeceira norte da ponte, começou às 11h30 e durou aproximadamente uma hora. O primeiro a discursar foi o prefeito de Laguna, Everaldo dos Santos (PMDB), que ressaltou a magnitude e a importância da ligação, com quatro pistas e 2,8 quilômetros de extensão, que integra o projeto de duplicação da BR-101. "Esta inauguração consagra um momento extraordinário, e também marca o desenvolvimento de todo o Sul brasileiro. Hoje o nosso sonho virou realidade", disse, presenteando em seguida a presidente com um quadro de Anita Garibaldi.
Citando as melhorias no porto de Imbituba e a construção do aeroporto de Jaguaruna, o governador Raimundo Colombo (PSD) destacou os investimentos federais no estado e ressaltou seus sentimentos de "solidariedade, gratidão e reconhecimento" a Dilma Rousseff. "É a hora de reconhecer, é a hora de agradecer." Segundo Colombo, a ponte sobre o Canal de Laranjeiras, a maior do país no seu modelo, estaiada e curva, também marca um novo momento para o estado. "Vencendo dificuldades e superando desafios, conseguimos ser mais fortes que a burocracia e hoje Santa Catarina está mais pronta e apta para o desenvolvimento."
Em seu pronunciamento, Dilma ressaltou que, mesmo tendo sido adiada duas vezes, a conclusão da ponte Anita Garibaldi (em aproximadamente três anos) só foi possível graças a sua inclusão no Regime Diferenciado de Contratações, que acelerou o processo. Outras obras relacionadas ao estado e que integram o Plano de Investimentos em Logística, disse, também devem ser concluídas em sua gestão. Ela destacou a duplicação da BR-470 entre Itajaí, Blumenau e Campos Novos, na junção com a BR-153 e investimentos na BR-280, entre São Francisco do Sul e Porto União, na BR-476 até a BR-282, e na BR-480, que liga Paraná e Santa Catarina. Citou ainda o término das obras na BR-101 e a duplicação da BR-116. "Com isso, queremos garantir as condições para o crescimento sistemático de Santa Catarina, que é o estado mais organizado do país, que se destaca pelo trabalho e desempenho."
Desenvolvimento regional
A inauguração da ponte Anita Garibaldi marca ainda uma das últimas etapas da duplicação da BR-101 no estado. Presente ao evento, o deputado Manoel Mota (PMDB) lembrou a trajetória de reivindicações empreendidas por lideranças do Sul do estado em prol da duplicação da via. "Foram 21 anos de trabalho pela causa. Mas estou feliz, pois valeu a pena lutar. Mesmo com os atrasos, esta obra também está sendo finalmente entregue."
Pra o deputado Ismael dos Santos (PSD), o fato deve ser comemorado não só pela população da região, mas de todo o país, tendo em vista os benefícios que irá gerar. "Quem constrói pontes, constrói elos, ligações. E esta não será apenas entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, mas com todo o Mercosul, possibilitando não só desenvolvimento turístico, mas também social."
Também participaram da solenidade o vice-governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira (PMDB), o prefeito de Tubarão, João Olavio Falchetti (PT), os ministros do Trabalho, Manoel Dias (PDT-SC), e dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues (PR-SP), e integrantes da representação catarinense no Congresso Nacional.
Protestos
Apesar do ambiente restrito e do aparato de segurança, em diversos momentos os sons de apitos e vaias se sobrepuseram ao do grupo que aplaudia as falas da presidente. Nas casas situadas nas imediações também eram vistas algumas faixas em protesto sobre os casos de corrupção que estão sendo investigados. Caminhões que se dirigiam à ponte de Cabeçudas, paralela à Anita Garibaldi, buzinavam a todo instante. O momento também foi utilizado por servidores do Judiciário Federal e dos Correios, que reivindicaram por reajustes salariais e melhores condições de trabalho.
Ponte de Laguna em dados
Início da obra: 2012
Previsão de conclusão inicial: maio de 2015
Recursos investidos: aproximadamente R$ 760,8 milhões
Comprimento: 2.815m
Largura: 25,3m
Vão estaiado: 400m
Altura dos mastros centrais: 66m
28 cabos de aço inoxidável
Fluxo: 27 mil veículos/dia
Agência AL